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Bandidos são presos após tentar furtar cartões com “golpe do motoboy”

Golpistas se passavam por gerentes de banco e diziam que cartões das vítimas haviam sido cancelados, para poderem recolhê-los em domicílio


Divulgação/PCDF
Dois homens foram presos, na tarde dessa quarta-feira (1º/11), por tentarem furtar cartões de bancos por meio do “golpe do motoboy”. A dupla acabou detida em flagrante por estelionato eletrônico tentado e associação criminosa.

Um morador da Asa Norte estava entre os alvos da dupla, segundo a Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Propriedade Imaterial e a Fraudes (CORF), da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). A vítima, um homem de 50 anos, havia recebido a ligação de um número com mesmo prefixo da central de atendimento do banco dele.

Quando a vítima atendeu a chamada, um dos golpistas disse ser funcionário da instituição bancária e que tinha supostamente identificado compras ilegais no cartão de crédito do morador da Asa Norte, que negou a informação.

O golpista, então, disse que a instituição cancelou o cartão da vítima e que um motoboy passaria na casa dela para recolhê-lo.

No horário marcado, um motociclista chegou à casa da vítima. Porém, o morador desconfiou e ligou para o gerente do banco responsável pelo cartão.

O gestor informou tratar se de golpe, e a vítima acionou as polícias Militar e Civil. No local informado, as equipes prenderam o motoboy e o comparsa.

Eles moravam em São Paulo (SP), mas estavam no Distrito Federal há alguns dias. Com a dupla, os policiais encontraram 34 máquinas de crédito ou débito; nove cartões; cinco aparelhos celulares; e duas motocicletas.

Um dos autuados tinha antecedentes criminais por estelionato eletrônico, e o outro responde por roubo. Os dois foram levados para a carceragem da PCDF.

Dicas de segurança


A Polícia Civil ressalta a importância de registrar ocorrência em caso de ser vítima de qualquer tipo de golpe. Além disso, destaca uma série de orientações para se prevenir.


Confira:

  • Não forneça por telefone dados pessoais como endereço e senha de cartão;
  • Ative serviços de notificação de gastos disponibilizados pelos aplicativos bancários;
  • Não use o mesmo aparelho de telefone para entrar em contato com a central de atendimento;
  • Suspeite de ligações telefônicas que questionem compras feitas com o cartão de crédito ou de débito;
  • Os bancos não dispõem de serviço delivery; por isso, não enviam funcionários às casas dos clientes para recolher documentos ou cartões;
  • Não entregue cartões a desconhecidos, mesmo que danificados; se necessário descartar um cartão, corte todas as partes dele;
  • Caso seja vítima de algum tipo de golpe, registre boletim de ocorrência na delegacia e entre em contato com o banco imediatamente.

Com informações do Metrópoles - Samara Schwingel, Mirelle Pinheiro, Carlos Carone

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