Segundo o Inmet, as chuvas não darão trégua aos brasilienses no primeiro mês do ano. Em dois dias, choveu 81% do esperado para todo janeiro
Breno Esaki/Metrópoles |
O brasiliense deve se preparar para enfrentar muita chuva em janeiro de 2024. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), só nos dois primeiros dias do ano já choveu mais de 80% do total esperado para todo o mês. E a chuva ficará ainda mais regular.
Até a manhã desta quarta-feira (3/1), o DF registrou 109 milímetros (mm) de chuva no Plano Piloto e 166 mm no Paranoá. As quantidades significam, respectivamente, 53% da média e 81% da média prevista para todo o mês de janeiro.
Segundo o meteorologista Heráclio Alves, do Inmet, a previsão desta quarta-feira é que haja chuvas fortes em alguns pontos do DF. A temperatura mínima registrada pelo Inmet foi de 19°C, podendo chegar aos 28°C. A umidade do ar deve variar entre 95% e 50%.
“Estamos em um período chuvoso no DF. A tendência é de que o volume das chuvas ultrapasse a média esperada para todo o mês de janeiro já nos próximos dias”, explica Heráclio.
A previsão é que as precipitações cheguem ao volume de 50 mm por dia, com rajadas de vento de 60 km/h. Segundo o Inmet, nesta quarta-feira (3/1), o tempo deve se manter nublado e fechado, com pancadas de chuva a qualquer momento.
Com informações do Metrópoles - Nathália Cardim
Nenhum comentário