Ensino a distância, laboratórios móveis e robótica marcam imersão no Amazonas
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Divulgação/Innyx |
Atualmente, o Centro de Mídias atende mais de 25 mil alunos, em mais de 2 mil salas de aula distribuídas por 700 comunidades nos 62 municípios do Amazonas. Cada sala de aula conta com um kit tecnológico e um professor presencial para mediar o processo de aprendizagem. Além das aulas regulares, o Cemeam transmite palestras e cursos de alcance social em parceria com outros órgãos governamentais e com diferentes departamentos da secretaria. A equipe do DF acompanhou de perto como ocorrem as gravações, a logística de transmissão e a atuação dos docentes em estúdios preparados para garantir a qualidade pedagógica mesmo a longas distâncias.
Servidores do DF puderam ver como funciona a logística de transmissão de palestras no Centro de Mídias de Educação do Amazonas | Foto: Euzivaldo Queiroz/Seduc-AM
“Ver o Amazonas transformar barreiras geográficas em oportunidades pedagógicas, com uso inteligente da tecnologia, nos inspira a pensar novas estratégias para ampliar o alcance do ensino público no Distrito Federal”, avaliou o secretário executivo Isaias Aparecido.
Imersão em tecnologia
A segunda etapa da visita foi marcada pelo contato direto com a realidade escolar. Na Escola Estadual Milton Bandeira, os integrantes da missão observaram como os estudantes utilizam tablets para acessar conteúdos em uma plataforma digital desenvolvida pela Innyx Tecnologia. A ferramenta, pensada para funcionar inclusive em regiões com internet de baixa velocidade, permite o acompanhamento de aulas, realização de atividades e integração com o corpo docente.
O laboratório de química do projeto Caminhos da Ciência combina autonomia energética, recursos interativos e infraestrutura para experimentação prática | Foto: Divulgação/Innyx
Em seguida, na Escola Estadual Petrônio Portela, a comitiva participou de uma aula de química que utilizava o laboratório móvel Caminhos da Ciência, também da Innyx. O equipamento, que combina autonomia energética, recursos interativos e infraestrutura para experimentação prática, chamou a atenção dos servidores do DF pela aplicabilidade em diferentes contextos escolares. Os visitantes também conheceram as turmas de robótica, em que alunos desenvolvem projetos com foco em pensamento computacional e criatividade. “O que vimos aqui é a educação dialogando com o futuro. Esses laboratórios móveis podem ser um divisor de águas no processo de ensino-aprendizagem, sobretudo em áreas de vulnerabilidade”, destacou Isaias.
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A diretora da Diretoria do Ensino Fundamental, Ana Carolina Albernaz, ressaltou a importância da experiência para o ensino fundamental. “A interação com tecnologias como essas amplia horizontes e proporciona um ensino mais próximo da realidade dos nossos estudantes. Volto para Brasília com a certeza de que é possível replicar práticas com impacto real.”
Para Claudimary Pires, chefe da Diretoria de Modalidades Especiais da SEEDF, a visita foi estratégica no fortalecimento das modalidades especializadas. “Tivemos acesso a soluções que atendem a uma diversidade de contextos, inclusive para públicos que exigem abordagens específicas. O Amazonas tem conseguido conciliar inovação e inclusão de maneira exemplar", destaca.
O encerramento da programação ocorreu na sede da Innyx, onde os representantes do DF conheceram as soluções desenvolvidas pela empresa nas áreas de ensino a distância, gestão educacional e conteúdos interativos. “Compartilhar conhecimento é um dos caminhos mais potentes para evoluirmos coletivamente. Receber a equipe do DF e apresentar nossas soluções nos entusiasma e nos desafia a seguir desenvolvendo tecnologias capazes de transformar a educação pública”, afirmou Adler Ismerim, CEO da empresa.
*Com informações da Secretaria de Educação
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