Acompanhado por equipe multiprofissional, homem que perdeu a fala após AVC isquêmico retoma comunicação oral com apoio de técnicas especializadas
![]() |
Divulgação/IgesDF |
Após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico, o servidor público José Luiz da Silva, de 53 anos, perdeu a capacidade de falar. A situação mudou graças ao acompanhamento da equipe multiprofissional do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), que desenvolveu um plano de reabilitação intensiva para ajudá-lo a recuperar a fala e outras funções comprometidas.
O AVC ocorreu há dois anos, deixando sequelas motoras e afetando principalmente a comunicação oral de José Luiz. Com a ajuda de fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e neurologistas da unidade, ele passou a ser estimulado com técnicas de estimulação da fala, exercícios neurológicos e recursos de comunicação alternativa.
“Recuperar a fala foi como nascer de novo. É emocionante poder me comunicar com minha família”, relatou o paciente. Ele também agradeceu à equipe do hospital pelo cuidado e dedicação ao longo do processo.
Segundo a fonoaudióloga do HBDF, Thalita Mendes, a participação ativa do paciente e o suporte da família foram fundamentais na evolução do quadro clínico. “Quando o paciente tem motivação e apoio, os resultados aparecem mais rápido. No caso do José Luiz, ele foi muito comprometido com cada etapa do tratamento”, explicou.
O Hospital de Base, vinculado ao Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF), é referência em reabilitação de pacientes vítimas de AVC, oferecendo atendimentos gratuitos com foco na reintegração social e funcional dos pacientes.
Com informações de Agência Brasília.
Nenhum comentário