Após vazamento de chorume em área próxima ao rio, órgão afirma que mananciais que abastecem o DF seguem preservados e monitorados
![]() |
Divulgação/Adasa |
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) esclareceu que o recente incidente ocorrido nas proximidades do Rio do Sal, no Entorno do DF, não compromete o abastecimento de água da capital. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (10), após a repercussão de um vazamento de chorume proveniente de um aterro sanitário localizado em Luziânia (GO).
Segundo a Adasa, os mananciais que abastecem o Distrito Federal não foram afetados e continuam sob monitoramento constante. A principal preocupação foi com o risco de contaminação, mas as análises técnicas iniciais indicam que o problema está restrito à bacia do próprio Rio do Sal, que não é utilizado para captação de água para o DF.
O caso está sendo acompanhado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad-GO), responsável pela fiscalização ambiental na região. A Adasa está em contato com o órgão goiano para troca de informações e garantia de transparência no processo.
Em nota, a Adasa reforçou que o abastecimento no DF segue normal e que a população pode ficar tranquila quanto à qualidade da água. “Estamos atentos a qualquer risco que possa comprometer nossos recursos hídricos e seguimos com o monitoramento técnico necessário para garantir a segurança da população”, destacou o órgão.
Com informações de Agência Brasília.
Nenhum comentário