Iniciativa busca ampliar acervo literário nas unidades prisionais do Distrito Federal e promover a educação como ferramenta de transformação
![]() |
Tony Oliveira/Agência Brasília |
O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou uma campanha de arrecadação de livros com o objetivo de ampliar os acervos das bibliotecas das unidades prisionais do DF. A iniciativa, liderada pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), busca incentivar a leitura e a educação como meios de ressocialização e reintegração social de pessoas privadas de liberdade.
A campanha recebe doações de livros literários, didáticos e paradidáticos em bom estado de conservação, preferencialmente voltados ao público adulto e com conteúdo adequado para o ambiente carcerário. As obras serão destinadas às 21 bibliotecas já existentes nos presídios do Distrito Federal, que atualmente atendem mais de 2 mil internos.
Segundo a Seape, a leitura regular pode reduzir o tempo de pena dos detentos, conforme previsto por lei, e também é uma ferramenta importante para o desenvolvimento pessoal e a preparação para o retorno à sociedade. A expectativa é de que a campanha fortaleça os programas de remição pela leitura, além de estimular o hábito de ler entre os internos.
As doações podem ser feitas até 30 de setembro, nos postos de coleta distribuídos em pontos estratégicos, como a sede da Seape, administrações regionais e algumas estações do metrô. Toda a sociedade pode participar e contribuir com a transformação de vidas por meio do acesso ao conhecimento.
Com informações de Agência Brasília
Nenhum comentário