Imunização é destinada a crianças de 6 meses a menores de 5 anos e protege contra vírus como o sincicial respiratório
![]() |
Davidyson Damasceno/Arquivo IgesDF |
Os pais e responsáveis têm até o dia 31 de julho para vacinar crianças contra doenças respiratórias no Distrito Federal. A campanha, que teve início em março, é voltada para o público infantil de 6 meses a menores de 5 anos e oferece proteção contra o vírus sincicial respiratório (VSR), um dos principais causadores de bronquiolite e pneumonia em crianças pequenas.
A vacina utilizada é a palivizumabe, indicada principalmente para bebês prematuros, crianças com cardiopatia congênita e outras condições clínicas de risco. O imunizante está disponível em 15 unidades da rede pública de saúde, mediante avaliação médica e agendamento.
De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, até agora mais de 5 mil crianças foram imunizadas desde o início da campanha. O objetivo é reduzir internações e complicações causadas por infecções respiratórias, que tendem a aumentar durante o período de seca.
A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, destacou a importância da imunização: “O vírus sincicial respiratório é altamente contagioso e pode levar a quadros graves, especialmente em crianças pequenas. Por isso, é fundamental que os pais aproveitem os últimos dias da campanha.”
As famílias devem procurar as unidades básicas de saúde (UBSs) com cartão de vacinação e documento da criança. Em caso de dúvidas, a recomendação é entrar em contato com a UBS de referência ou acessar o site da Secretaria de Saúde para mais informações.
Com informações de Agência Brasília.
Nenhum comentário