Competição promovida por órgãos do GDF chega à final com foco no esporte como ferramenta de transformação social
![]() |
Paulo H. Carvalho/Agência Brasília |
A reta final do Campeonato de Futebol do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal reforça a importância do esporte como instrumento de ressocialização e inclusão social. A competição reúne adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em unidades do GDF e promove valores como disciplina, trabalho em equipe e superação.
Organizado pela Subsecretaria do Sistema Socioeducativo, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer, o torneio conta com a participação de cerca de 70 jovens. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas à reintegração desses adolescentes à sociedade por meio de práticas esportivas e educativas.
As partidas da grande final estão marcadas para esta quarta-feira (17), no campo sintético da Administração Regional do Riacho Fundo I. As equipes representam diferentes unidades de internação, como o Recanto das Emas, São Sebastião e Planaltina, com jogos programados a partir das 10h da manhã.
Segundo o subsecretário do Sistema Socioeducativo, Rafael da Silva, o campeonato vai além da disputa esportiva. “É uma forma de oferecer novas perspectivas aos adolescentes, mostrando que eles podem construir caminhos diferentes a partir do esforço e da convivência saudável”, destacou.
A ação também conta com apoio da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), responsável pela doação dos uniformes utilizados pelos times, reforçando o compromisso interinstitucional com a ressocialização e o protagonismo juvenil.
Com informações de Agência Brasília
Nenhum comentário