Page Nav

HIDE

Banner TOPO

DF apresenta diagnóstico da mobilidade urbana em audiência pública do PDTU

Plano Diretor de Transporte revela crescimento da população e aumento no uso de veículos particulares no Distrito Federal


Divulgação/Semob-DF
Durante audiência pública realizada no auditório do DNIT, foram apresentados dados atualizados sobre o transporte e a mobilidade no Distrito Federal, como parte da atualização do Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU). O evento reuniu autoridades, técnicos e representantes da população para discutir os desafios da mobilidade e as diretrizes para os próximos anos.

De acordo com o levantamento, a população do DF cresceu 19% entre 2011 e 2024, passando de 2,6 milhões para 3,1 milhões de habitantes. O número de viagens diárias praticamente dobrou no mesmo período, subindo de 3,3 milhões para 6,2 milhões. Um dos fatores que influenciaram esse aumento foi o crescimento da frota de veículos, que saltou de 1,1 milhão para 1,7 milhão.

Com isso, o uso de veículos particulares também aumentou, passando de 39% para 46% da participação nos deslocamentos diários. Por outro lado, o transporte público, embora ainda utilizado por cerca de 1,4 milhão de pessoas por dia, teve redução na sua participação, caindo de 32% para 22%.

O plano considera diversos aspectos da mobilidade urbana, incluindo acessibilidade, integração entre diferentes modais, incentivo ao uso de bicicletas e melhorias na infraestrutura para pedestres. A proposta também leva em conta a realidade de pessoas com deficiência e a necessidade de tornar os deslocamentos mais seguros e eficientes para todos.

As informações coletadas nas oficinas regionais e nas audiências públicas vão embasar a criação do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, que vai orientar os investimentos públicos em transporte pelos próximos 10 anos no Distrito Federal.

*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF)

Nenhum comentário

Campanha