Levantamento mostra que cães e gatos estão presentes em mais de 760 mil residências, destacando a importância das políticas públicas voltadas ao bem-estar animal
![]() |
Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF |
Uma pesquisa divulgada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) revelou que mais da metade dos lares do DF possuem pelo menos um animal de estimação. Ao todo, são mais de 763 mil residências com pets, o que representa 51,1% dos domicílios da capital.
Os dados fazem parte da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) 2023, que mostra a forte presença de cães e gatos no cotidiano da população. Cães lideram a preferência, estando presentes em cerca de 66,4% das casas com animais. Já os gatos aparecem em 30,7% desses lares. Há ainda domicílios que contam com outros tipos de pets, como aves, peixes, roedores e répteis.
O levantamento, realizado em parceria com a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad), reforça a relevância de políticas públicas de proteção, saúde e bem-estar animal. O DF conta atualmente com ações como castrações gratuitas, vacinação antirrábica, campanhas educativas e feiras de adoção.
Segundo o presidente da Codeplan, Jean Lima, os dados mostram uma tendência crescente no número de lares com animais: “Essa informação é essencial para orientar políticas públicas que garantam qualidade de vida tanto para os tutores quanto para os animais”.
Com informações de Agência Brasília
Nenhum comentário