Vistorias semanais e ações básicas da população são fundamentais para evitar a proliferação do Aedes aegypti
![]() |
Geovana Albuquerque/Agência Brasília |
Com a chegada das chuvas, a Vigilância Ambiental do Distrito Federal reforçou o combate à dengue e alertou a população sobre a importância de medidas simples no dia a dia. Pequenas atitudes dentro de casa podem impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Entre as principais orientações estão tampar caixas d’água, limpar calhas e lajes, manter ralos vedados, colocar areia nos pratos de vasos de plantas, manter o lixo sempre tampado e descartar corretamente pneus e garrafas. A recomendação é que a população reserve 10 minutos por semana para fazer uma vistoria em casa e eliminar possíveis criadouros.
A população também pode colaborar com o trabalho dos agentes de Vigilância Ambiental, permitindo o acesso às residências durante as visitas e seguindo as orientações repassadas. As ações integradas entre poder público e comunidade são essenciais para manter os índices da doença sob controle.
Graças ao engajamento da sociedade e ao trabalho contínuo das equipes, o DF registrou uma redução significativa nos casos de dengue em comparação aos anos anteriores. A mobilização continua em todas as regiões administrativas, com inspeções, ações educativas e borrifação em áreas com maior risco.
Além disso, o governo segue com a campanha de vacinação contra a dengue para crianças de 10 a 14 anos, como forma de ampliar a proteção da população.
Com informações da Agência Brasília
Nenhum comentário