Evento reuniu centenas de fiéis e reforçou a conexão entre fé, natureza e preservação ambiental em Minas Gerais
![]() |
O Parque Estadual do Rio Doce, um dos mais importantes patrimônios ambientais de Minas Gerais, celebrou neste domingo (14) seus 81 anos de criação com a tradicional romaria em homenagem à padroeira do parque, Nossa Senhora das Águas. A celebração reuniu centenas de fiéis no núcleo do parque localizado em Marliéria, no Vale do Aço.
A festividade, que faz parte do calendário cultural da região, alia fé e consciência ambiental. Durante o evento, os participantes percorreram trilhas ecológicas, participaram de missas campais e vivenciaram momentos de espiritualidade em meio à natureza preservada. A programação contou ainda com apresentações culturais e ações educativas sobre a importância da conservação do bioma Mata Atlântica.
Criado em 1944, o Parque Estadual do Rio Doce é administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e abriga a maior floresta contínua de Mata Atlântica de Minas Gerais, além de cerca de 40 lagoas naturais. É considerado referência em preservação ambiental, turismo ecológico e educação ambiental.
Segundo o diretor-geral do IEF, Antônio Malard, o evento reforça a missão do parque em promover a integração entre comunidade e meio ambiente. “A romaria mostra que é possível unir espiritualidade e conservação, valorizando nossas riquezas naturais e culturais”, afirmou.
A iniciativa também buscou sensibilizar os visitantes sobre a importância do turismo sustentável e do respeito às áreas de proteção ambiental, contribuindo para a preservação das futuras gerações.
Com informações de Agência Minas
Nenhum comentário