Ferramenta inovadora agiliza planejamento e execução de obras, trazendo mais precisão e economia aos investimentos públicos
![]() |
Divulgação/SODF |
O primeiro projeto de infraestrutura do Distrito Federal totalmente desenvolvido com a tecnologia BIM (Modelagem da Informação da Construção) será implantado na região do Pôr do Sol, em Ceilândia. A iniciativa marca um avanço significativo na modernização da gestão de obras públicas, permitindo mais eficiência e transparência no uso dos recursos.
Com orçamento de R$ 49,3 milhões, a obra prevê a construção de pavimentação, drenagem pluvial, meios-fios, calçadas e sinalização em diversas vias da região. O projeto, elaborado por servidores da Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF), foi integralmente planejado utilizando o BIM, que possibilita simulações tridimensionais, cálculos mais precisos e redução de erros no canteiro de obras.
O uso da tecnologia também contribui para uma melhor fiscalização e controle do cronograma e dos custos. De acordo com a SODF, a licitação para execução da obra será lançada ainda neste segundo semestre de 2025.
O secretário de Obras, Luciano Carvalho, destacou que o BIM representa uma mudança de paradigma na administração pública: “Essa é uma ferramenta estratégica que garante mais qualidade nos projetos e economia para o governo.”
O projeto faz parte do programa de urbanização do Pôr do Sol e Sol Nascente, que busca melhorar a infraestrutura urbana e oferecer mais qualidade de vida aos moradores. A expectativa é de que, com a implementação do BIM, novos projetos do GDF também adotem essa metodologia, consolidando um novo padrão de excelência na engenharia pública do DF.
Com informações de Agência Brasília
Nenhum comentário