Medida que limita o horário de funcionamento dos estabelecimentos ajudou a evitar mortes violentas entre 22h e 5h no Distrito Federal
![]() |
Divulgação/SSP-DF |
A restrição ao funcionamento de distribuidoras de bebidas no período entre 22h e 5h tem contribuído significativamente para a redução dos homicídios no Distrito Federal. Segundo dados apresentados pelo Governo do DF nesta segunda-feira (15), a medida impactou diretamente na queda de mortes violentas intencionais em áreas com histórico de criminalidade.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, a restrição tem se mostrado eficaz ao inibir conflitos motivados pelo consumo excessivo de álcool durante a madrugada. “É uma iniciativa baseada em estatísticas e diálogo com as forças de segurança. Os dados mostram que houve redução expressiva dos crimes em horários críticos”, afirmou.
Entre janeiro e junho de 2024, o DF registrou 159 homicídios, o menor número para o período nos últimos 24 anos. A medida de restrição a distribuidoras entrou em vigor em 2023 e, desde então, vem sendo aplicada com base em critérios técnicos, especialmente em regiões administrativas que concentram altos índices de violência.
A iniciativa integra o programa “DF Mais Seguro” e foi construída em conjunto com lideranças comunitárias e comerciantes, respeitando as especificidades de cada localidade. A Secretaria de Segurança Pública reforça que a medida não tem caráter punitivo, mas sim preventivo, buscando preservar vidas e promover a paz social.
Com informações de Agência Brasília
Nenhum comentário