Piloto brasileiro de Fórmula 1 elogia estrutura do circuito e destaca potencial da capital federal como palco de grandes competições automobilísticas
![]() |
| Renato Alves/Agência Brasília |
O governador Ibaneis Rocha anunciou nesta quarta-feira (20) a reabertura do Autódromo de Brasília no dia 30 de novembro, com a realização de uma etapa da Stock Car. O anúncio foi feito ao lado do piloto brasileiro de Fórmula 1 Gabriel Bortoleto, que visitou a capital e conheceu de perto as obras de modernização do espaço, fechado desde 2014.
“Brasília volta para o cenário nacional e internacional do automobilismo. Nosso querido Gabriel Bortoleto está fazendo um trabalho excepcional na Fórmula 1, levando o nome do Brasil novamente ao topo do automobilismo internacional”, afirmou Ibaneis Rocha.
Após encontro no Palácio do Buriti, Bortoleto percorreu o autódromo e elogiou o projeto. “É incrível ter mais um circuito de qualidade no Brasil. A pista é larga, rápida e oferece vários pontos de ultrapassagem, o que cria muita competição. Os seis layouts diferentes trazem diversidade e desafios únicos para os pilotos. É um autódromo de padrão europeu”, destacou.
O jovem piloto ressaltou ainda a amplitude do traçado. “As curvas rápidas e a largura da pista me impressionaram bastante. Isso gera mais disputas e manobras, o que é ótimo para o público e para nós, pilotos”, disse.
Em sua temporada de estreia na Fórmula 1 pela Sauber (Audi), Bortoleto já soma 14 pontos, conquistados em três provas. Antes de seguir para o Grande Prêmio da Holanda, no fim deste mês, o brasileiro fez questão de prestigiar o retorno do autódromo da capital federal.
Estrutura moderna e capacidade para 100 mil pessoas
O Autódromo de Brasília passa por uma ampla reforma que inclui melhorias no asfalto, áreas de escape, drenagem, arquibancadas e segurança. O espaço terá capacidade para até 100 mil espectadores por evento, com 40 boxes, torre de controle, salas de imprensa e áreas VIP.
Projetado para atender aos padrões internacionais da FIA, o circuito conta com 5.384 metros de extensão, 16 curvas e três retas principais, incluindo a de largada com 614 metros. O espaço está pronto para receber corridas de carros, motos, arrancada e drift.
Histórico e futuro do automobilismo em Brasília
Inaugurado em 1974, o Autódromo de Brasília já sediou importantes competições, incluindo uma prova extra de Fórmula 1 vencida por Emerson Fittipaldi. Após 11 anos fechado, retorna agora ao calendário do automobilismo nacional e internacional, com expectativa de sediar também etapas de Fórmula 4 e outras categorias.
Com localização estratégica próxima ao aeroporto e rede hoteleira, o complexo deve se tornar não apenas palco de corridas profissionais, mas também espaço de lazer e festivais semanais, movimentando a economia e o turismo da capital.
“Brasília tem um traçado que os pilotos adoram e oferece uma infraestrutura única. A Stock Car terá aqui uma corrida excepcional, com 31 carros na pista. Será uma grande festa”, afirmou Lincoln Bortoleto, CEO da Vicar, promotora da categoria.
Com informações da Agência Brasília

Nenhum comentário