Page Nav

HIDE

BANNER MEIO DA PÁGINA

Albaneide Peixinho é reeleita presidente do Consea-DF; novos conselheiros também tomam posse

Colegiado terá 48 representantes da sociedade civil para o mandato 2025-2027 e seguirá com foco no fortalecimento das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional


Carol Nogueira/Sedes-DF
O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Distrito Federal (Consea-DF) elegeu, nesta quarta-feira (1º), sua nova presidência para o biênio 2025-2027. A nutricionista Albaneide Peixinho, representante da organização da sociedade civil Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, foi reconduzida ao cargo por maioria de votos.

Ao fazer um balanço de sua gestão anterior, Albaneide destacou avanços na atuação do colegiado. “O Conselho interviu nas questões da liberação das cozinhas solidárias e na segurança dos restaurantes comunitários. Fortalecemos a participação coletiva, com conselheiros mais preparados para monitorar e fiscalizar as políticas públicas de segurança alimentar e nutricional”, afirmou.

Na mesma cerimônia, também tomaram posse 48 conselheiros eleitos, representando 24 organizações e movimentos da sociedade civil. Entre eles está Ana Lydia Gonçalves, da Associação de Produtores e Promotores das Plantas Alimentícias Não Convencionais (Aspanc), que ressaltou a importância de ampliar o alcance do colegiado. “Não é esperar as demandas chegarem, é mapeá-las. Esse trabalho é essencial para avançar no direito a uma alimentação justa e adequada no DF”, disse.

O Consea-DF é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) e é composto por dois terços de representantes da sociedade civil e um terço de representantes do governo, totalizando 36 titulares e respectivos suplentes.

O colegiado tem como atribuições acompanhar a execução da política distrital de segurança alimentar e nutricional, propor melhorias e organizar as Conferências Distritais de Segurança Alimentar e Nutricional, que resultam em propostas para o Plano Distrital da área, com vigência de quatro anos. As deliberações também contribuem com o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF)

Nenhum comentário

Campanha