Campanha de multivacinação e vacinação antirrábica mobilizou mais de 200 pontos no DF, garantindo imunização de crianças, adultos e animais de estimação
![]() |
Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF |
O Distrito Federal promoveu neste sábado (18) um grande mutirão de saúde com o Dia D de Multivacinação e a campanha distrital de vacinação antirrábica. Ao todo, quase 250 postos foram disponibilizados para atender famílias e seus pets.
Mais de 100 locais aplicaram imunizantes voltados à atualização das cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos — público-alvo da campanha nacional. Adultos também puderam receber doses pendentes, como as vacinas contra HPV e covid-19.
Paralelamente, 135 postos urbanos participaram da vacinação antirrábica de cães e gatos, ação coordenada pela Vigilância Ambiental em Saúde do DF.
O clima familiar marcou o dia. O pequeno Lucas Araújo, de 9 anos, tomou a vacina contra HPV enquanto o pai, Rubens Renato Araújo, se imunizava contra a covid-19. “Proteger a saúde da nossa família é também uma forma de amor”, afirmou.
Já Luciana Oliveira, moradora do Riacho Fundo II, aproveitou para vacinar a cadelinha Nita em Samambaia. “Todo mundo tem que estar com as vacinas em dia. A Nita também! Isso protege ela e a gente”, destacou.
Em outro ponto, no Recanto das Emas, Valquíria Villas Boas levou os filhos e os pets Dengosa, Simba e Nicole para garantir a proteção completa da família. “Hoje é o dia de proteger todo mundo”, resumiu.
A Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) reforça que a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes segue durante todo o mês de outubro, com foco especial em sarampo e HPV.
A campanha antirrábica também continuará nas próximas semanas. No dia 25 de outubro, os postos atenderão regiões urbanas ainda não contempladas, e em 1º de novembro as equipes avançarão para as áreas rurais. A meta é vacinar 40% dos animais previstos até o fim do mês.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou do evento no Riacho Fundo II e destacou a parceria com o GDF. “Agradeço às equipes de vacinação e vigilância. Hoje, estamos com 35 mil salas de vacinação abertas em todo o país”, afirmou.
O superintendente da Região de Saúde Centro-Sul, Ronan Araújo, reforçou o compromisso do DF com a imunização: “Temos muita atenção com a cobertura vacinal e buscamos melhorar cada vez mais nosso atendimento. Vamos vacinar, proteger e cuidar do futuro.”
Nenhum comentário