Page Nav

HIDE

BANNER MEIO DA PÁGINA

GDF abre 2 mil vagas gratuitas em curso de qualificação na construção civil

Inscrições para o RenovaDF vão até 9 de novembro e oferecem capacitação profissional com aulas teóricas e práticas ministradas pelo Senai-DF


Divulgação/Sedet-DF
O GDF abriu 2 mil vagas para o curso gratuito de qualificação profissional em auxiliar de manutenção, na área da construção civil, por meio do programa RenovaDF. A iniciativa, conduzida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), faz parte do 4º Ciclo de 2025 e busca preparar trabalhadores desempregados para o retorno ao mercado de trabalho.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, entre esta sexta-feira (24) e 9 de novembro, no site da Sedet.

O curso, oferecido pelo Senai-DF, terá carga horária total de 240 horas, divididas em três etapas de 80 horas, com até 20 horas semanais de aulas teóricas e práticas. Serão 950 vagas no turno da manhã, 950 à tarde e 100 à noite. Os participantes terão aulas de carpintaria, jardinagem, eletricidade, encanamento, serralheria e alvenaria. Além da formação técnica, o programa também contribui para a recuperação de espaços públicos em diferentes regiões do DF, unindo capacitação e impacto social.

Podem se inscrever pessoas com mais de 18 anos, brasileiras ou estrangeiras em situação regular, que estejam desempregadas e residam no DF. É necessário comprovar essas condições. Não podem participar gestantes, pessoas com restrição de mobilidade nem aquelas que já tenham feito parte de ciclos anteriores do programa. O descumprimento dessas regras pode resultar em desligamento.

A seleção dos participantes ocorrerá em duas etapas. Primeiro, haverá a classificação com base em critérios socioeconômicos, priorizando candidatos com menor renda familiar per capita e maior número de filhos menores de 14 anos. Em caso de empate, será realizado sorteio eletrônico, conforme o edital. O resultado final será publicado no site da Sedet.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thales Mendes, o programa é um exemplo de política pública de inclusão produtiva no DF. “O RenovaDF mostra como o governo pode unir capacitação profissional e desenvolvimento urbano. Além de formar cidadãos prontos para o mercado, o programa transforma espaços públicos e gera impacto social positivo nas comunidades”, afirmou.

Com foco na formação e geração de oportunidades, o RenovaDF se consolida como um dos principais programas de capacitação do GDF, oferecendo ensino gratuito e de qualidade e promovendo o desenvolvimento social e urbano em todo o DF.

Nenhum comentário

Campanha