Page Nav

HIDE

BANNER MEIO DA PÁGINA

Hospital do Guará ultrapassa 20 mil atendimentos pediátricos e amplia estrutura para fortalecer o cuidado infantil

Com 7,3 mil atendimentos no primeiro semestre de 2025, unidade consolida-se como referência em saúde infantil no DF e investe em novos leitos e infraestrutura


Matheus Oliveira/Agência Saúde DF
O Hospital Regional do Guará (HRGu) alcançou uma marca expressiva ao ultrapassar 20 mil atendimentos pediátricos em menos de dois anos. Foram 13,6 mil registros em 2024 e 7,3 mil apenas no primeiro semestre de 2025, consolidando a unidade da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) como referência no cuidado infantil.

Segundo a diretora do hospital, Gisele Cipriano, o crescimento da demanda acompanha o aumento populacional da região, que reúne cerca de 400 mil habitantes. “Implementamos medidas de gestão para otimizar a rotatividade dos leitos e garantir altas seguras. A contratação de novos médicos fortaleceu a equipe e ampliou nossa capacidade de atendimento”, explicou.

Entre as melhorias previstas, está a reativação de quatro novos leitos pediátricos e um na sala vermelha, programada para janeiro de 2026. O pronto-socorro pediátrico também passa por modernização, com novo layout e infraestrutura aprimorada. “Essas mudanças tornam o ambiente mais acolhedor e seguro, refletindo diretamente na qualidade do cuidado às crianças”, destacou o administrador do HRGu, Luís Antônio Alves da Silva.

Com 33 anos de funcionamento, o HRGu conta com 540 profissionais e 65 leitos ativos. A unidade mantém integração com as 18 unidades básicas de saúde (UBSs) da região, garantindo o acompanhamento das crianças após a alta hospitalar.

O atendimento humanizado também é reconhecido pelas famílias. A dona de casa Cíntia Micaele Oliveira, mãe de Miguel, de 10 anos, elogiou o suporte recebido durante uma internação por crise asmática. “Fomos muito bem atendidos pela equipe. A UBS do Riacho Fundo também acompanha o tratamento e fornece a bombinha dele”, contou. Já Diego Nascimento, pai da pequena Glória Regina, de 3 anos, destacou o cuidado da equipe durante o tratamento de sinusite da filha: “Glória foi muito bem cuidada, e o hospital oferece um ambiente acolhedor para as crianças”.

Além da expansão pediátrica, o HRGu investe na modernização de outros setores. Em janeiro deste ano, a sala vermelha — área destinada a pacientes graves — foi totalmente reformada com investimento de R$ 113 mil.

Neste mês, dedicado ao servidor público, o hospital também inaugura uma nova área de repouso para profissionais de saúde, equipada com quatro quartos, camas e banheiros novos, com capacidade para 28 servidores. “Nosso objetivo é oferecer mais conforto e dignidade à equipe, para que possam desempenhar o trabalho com tranquilidade e bem-estar”, finalizou Gisele Cipriano

Nenhum comentário

Campanha