Evento reuniu especialistas e autoridades para discutir transparência, gestão de riscos e prevenção ao assédio no setor de saúde do DF
![]() |
Divulgação/CGDF |
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) realizou, nesta segunda-feira (13), a primeira edição da Semana de Compliance, Controle Interno e Transparência, com foco no fortalecimento da cultura de integridade, ética e responsabilidade na gestão pública. O encontro destacou a importância do cumprimento das normas, da gestão de riscos e do combate à corrupção e ao assédio nas instituições de saúde.
A abertura contou com a presença do controlador-geral do DF, Daniel Lima, do diretor e vice-presidente do IgesDF, Rubens Pimentel, e do coordenador de Compliance e Governança do instituto, Eduardo Corrêa. Realizado no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), o evento teve como destaque a palestra de Daniel Lima sobre “Ações do Controle no Combate à Corrupção”.
Também participaram Vanessa Tchelzoff, coordenadora de Corregedoria e Controladoria Interna do IgesDF, que apresentou o tema “Ações do Controle Interno no Fortalecimento da Cultura de Integridade”; Nathália de Pina, gestora do Canal de Denúncias, que abordou “O Papel da Ouvidoria e da Transparência como Ferramentas de Gestão e Participação Cidadã”; e Michelle Henriger, da Controladoria-Geral do DF (CGDF), que tratou de “Combate e Prevenção do Assédio Moral e Sexual”.
Durante sua fala, Daniel Lima ressaltou o papel individual na construção de uma administração íntegra. “O combate começa dentro de nós. Temos que estar atentos ao que estamos fazendo para prevenir e melhorar nossas ações contra a corrupção”, afirmou.
Para o coordenador de Compliance e Governança, Eduardo Corrêa, o apoio da CGDF é essencial para a continuidade das boas práticas. “Esse programa precisa ser reforçado diariamente, e a parceria com a CGDF é fundamental para o sucesso da iniciativa”, destacou.
O vice-presidente do IgesDF, Rubens Pimentel, enfatizou que o evento reforça o compromisso institucional com os valores de transparência, ética e inclusão social. “Discutir temas como combate à corrupção e ao assédio potencializa nossos valores e aprimora o controle interno do órgão”, disse.
Representando o Hospital da Criança de Brasília, a gerente de Compliance e Riscos, Cínthia Tufaile, destacou a relevância da integração entre as instituições. “A integridade também faz parte do cuidado. Essa troca de experiências reforça o compromisso com os pacientes e seus familiares”, afirmou.
Nenhum comentário