Page Nav

HIDE

Banner Meio da Página

Operação apreende 8 mil litros de bebidas irregulares em Planaltina

Ação da Vigilância Sanitária, em parceria com a Segurança Pública, é a maior desde o início das fiscalizações intensificadas neste mês


Divulgação/SES-DF
A Vigilância Sanitária do DF apreendeu cerca de 8 mil litros de bebidas irregulares durante a Operação Metanol, realizada nesta quinta-feira (16) em uma distribuidora de Planaltina. As equipes identificaram produtos sem informações obrigatórias, como identificação do produtor, número de registro e lote de fabricação. Essa foi a maior apreensão desde o início da intensificação das fiscalizações sobre bebidas adulteradas, em outubro.

Na quarta-feira (15), quase 7 mil litros também foram apreendidos, incluindo 6 mil litros de cachaça sem registro junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em desacordo com as normas de fabricação e distribuição.

As ações foram reforçadas após suspeitas de casos de intoxicação por metanol no DF. As equipes da Vigilância Sanitária têm atuado em parceria com a Polícia Civil, Polícia Militar, DF Legal e outros órgãos do GDF, sob coordenação da Secretaria de Segurança Pública, em operações diurnas e noturnas.

Comercializar bebidas sem procedência é infração sanitária passível de processo administrativo, autuação e multas que variam de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão. Em casos de suspeita de fraude, o responsável é encaminhado à delegacia para investigação.

A diretora da Vigilância Sanitária, Márcia Olivé, afirmou que o foco das ações é proteger a saúde da população. “Nosso objetivo é evitar que produtos sem controle cheguem ao consumidor e representem risco à saúde. Estamos atuando de forma rigorosa para responsabilizar quem coloca em risco a segurança sanitária”, declarou.

Nesta sexta-feira (17), mais de 23 mil litros de bebidas apreendidas serão descartados no aterro sanitário do SLU, em Samambaia, a partir das 9h. O material é resultado das fiscalizações realizadas ao longo do ano, que somam mais de 3,7 mil ações e 194 autuações somente entre janeiro e setembro de 2025.

A população pode denunciar suspeitas de irregularidades pelo site Participa DF ou pelo telefone 162. Entre os sinais de alerta estão preços muito abaixo do mercado, rótulos com erros, lacres violados e bebidas com aparência turva ou partículas em suspensão.

Nenhum comentário

Campanha