Ação conjunta entre Administração Regional, Novacap e Funap retira 450 toneladas de resíduos e reforça a segurança da população do DF
![]() |
| Divulgação/Administração do Plano Piloto |
Com a chegada das primeiras chuvas em Brasília, a Administração Regional do Plano Piloto intensificou as ações de limpeza e desobstrução de bocas de lobo para reduzir o risco de alagamentos e garantir mais segurança à população. O trabalho, realizado em parceria com a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), já resultou na limpeza de mais de 320 bocas de lobo em 34 pontos da região.
A ação tem caráter preventivo e vem apresentando resultados expressivos. Foram retiradas cerca de 450 toneladas de resíduos, entre folhas, galhos, areia e materiais descartados irregularmente, que comprometiam o escoamento da água. O serviço executado pelas equipes da administração complementa o trabalho técnico da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), responsável pela limpeza profunda das galerias de drenagem com caminhões de hidrojato.
Enquanto a Novacap atua com equipamentos de alta pressão, as equipes da administração realizam a limpeza manual e detalhada, garantindo a manutenção dos dispositivos e ampliando o alcance das ações. Segundo o administrador regional do Plano Piloto, Bruno Olimpio, o trabalho conjunto entre os órgãos é fundamental para preparar a cidade para o período de chuvas. “Estamos somando forças em prol da comunidade. O trabalho da administração com a Funap complementa o da Novacap e permite uma ação preventiva, reduzindo os riscos de alagamentos e trazendo mais tranquilidade aos moradores”, afirmou.
O presidente da Novacap, Fernando Leite, também destacou a importância da integração entre os órgãos do GDF. “Essas ações conjuntas são essenciais para enfrentarmos o período chuvoso. Trabalhamos de forma intensa ao longo do ano e intensificamos as ações nos últimos meses para minimizar os impactos das chuvas”, reforçou.
Além de evitar alagamentos e preservar a malha viária, a limpeza das bocas de lobo traz benefícios ambientais e sociais. A retirada de resíduos contribui para a higiene urbana, reduz o acúmulo de lixo nas ruas e previne a proliferação de insetos e roedores. A parceria com a Funap também tem impacto social positivo, permitindo que reeducandos em processo de reintegração à sociedade participem das ações, aprendendo novas habilidades e colaborando com a conservação da cidade.
Entre os locais atendidos estão quadras das Asas Sul e Norte, o Noroeste, o Setor Bancário Norte, o Setor Hospitalar Norte, a Feira da Torre de TV, o Eixo Sul e a W3 Sul.
.png)
Nenhum comentário