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Via Estrutural passa por vistoria técnica do GDF e do consórcio responsável pela obra

Referência nacional em pavimentação de concreto, rodovia teve avaliação de fissuras e passará por intervenções sem custo aos cofres públicos


Divulgação/DER-DF

Técnicos do Governo do Distrito Federal (GDF) e representantes do consórcio responsável pela obra de pavimentação da DF-095, conhecida como Via Estrutural, realizaram nesta sexta-feira (17) uma visita técnica à rodovia. O objetivo foi avaliar as fissuras identificadas em alguns trechos e definir ações corretivas.

Participaram da vistoria o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), Fauzi Nacfur Júnior, o superintendente de Obras do órgão, Cristiano Cavalcante, o engenheiro e diretor do 3° Distrito Rodoviário, Jarbas da Silva, além de engenheiros do consórcio executor.

O DER-DF informou que as intervenções serão feitas pelo consórcio, sem custos para o governo, e executadas no período noturno, após as 22h, para minimizar o impacto no trânsito. Por dia, cerca de 100 mil veículos circulam pela rodovia, que foi a primeira do DF totalmente pavimentada em concreto rígido.

Durante a inspeção, Fauzi Nacfur explicou que pequenas fissuras superficiais são naturais no comportamento do concreto e não comprometem a estrutura. “Com o passar do tempo e as variações climáticas, podem aparecer pequenas fissuras, que são prontamente tratadas. O importante é que a estrutura permanece sólida, segura e com excelente trafegabilidade. É uma obra com durabilidade projetada para 20 anos”, afirmou.

Inaugurada em 2023, a nova Estrutural tem 26 quilômetros de extensão e ligação direta entre Brasília, Taguatinga e outras regiões. A via é considerada um marco de modernidade e segurança viária, com pavimento de alta resistência, sinalização moderna e melhorias que contribuíram para reduzir acidentes e aumentar a fluidez do tráfego.

O DER-DF reforçou que grandes obras exigem acompanhamento constante e que manutenções corretivas são parte do protocolo técnico em pavimentos de concreto. Mesmo com fissuras superficiais, a estrutura principal segue estável e segura para os motoristas.

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