Terminal concentra 63,5% da movimentação aérea do Centro-Oeste e reforça posição como principal hub da região
![]() |
| Joel Rodrigues/Agência Brasília |
De janeiro a setembro de 2025, o Aeroporto Internacional de Brasília contabilizou 13,8 milhões de embarques e desembarques, número superior à população total de países como Portugal e Panamá — ambos com voos diretos a partir da capital federal.
O volume consolida Brasília como o principal centro aéreo do Centro-Oeste, responsável por 63,5% da movimentação regional, que somou 20,7 milhões de operações no período. Em seguida aparecem Goiânia (2,86 milhões), Cuiabá (1,86 milhão) e Campo Grande (1,17 milhão).
Segundo o secretário de Turismo, Cristiano Araújo, o resultado reflete o fortalecimento de Brasília como polo de conexões nacionais e internacionais, impulsionado por ações do GDF. A pasta tem promovido a cidade em feiras dentro e fora do país, ampliado o turismo cívico, cultural e de eventos e apoiado a criação de novas rotas, como as do Queijo e do Vinho.
O secretário destacou que o turismo de eventos e a realização de shows internacionais, congressos e competições esportivas têm contribuído para o aumento no fluxo de passageiros.
O Aeroporto de Brasília é o único do país com voos diretos para todas as capitais brasileiras e mantém conexões internacionais com Bogotá, Santiago, Cancún, Lima, Argentina, Estados Unidos (Miami e Orlando), Portugal e Panamá. Segundo o secretário de Relações Internacionais, Paco Britto, estão em andamento tratativas para novas rotas, incluindo Roma e destinos no continente africano.
Britto ressaltou que o crescimento se deve também à qualidade do terminal, considerado um dos melhores e mais pontuais do mundo, e às melhorias promovidas pelo governo local, que transformaram Brasília em uma cidade mais segura, moderna e preparada para receber visitantes.
Passageiros também percebem essa evolução. O diretor de uma fundação de geoprocessamento, Alexandre Moura, que viaja mensalmente pelo terminal, apontou que o conforto e a atratividade da cidade aumentaram desde 2023, impulsionados por eventos e festivais.
O reconhecimento internacional reforça essa percepção. Em julho, o aeroporto foi eleito o melhor da América e o 4º melhor do mundo pela plataforma AirHelp, especializada em avaliação de serviços aéreos. O terminal alcançou nota 8,47, com destaque para pontualidade (8,6), satisfação dos passageiros (8,3) e qualidade de alimentação e lojas (8,2). No ano anterior, o aeroporto já havia sido classificado como o segundo mais pontual do mundo entre os de médio porte.
.jpeg)
Nenhum comentário