Público lotou as arquibancadas neste sábado (29) para acompanhar classificação e corrida sprint da Stock Car e aprovou a reabertura da pista
![]() |
| Joel Rodrigues/Agência Brasília |
O Autódromo Internacional de Brasília voltou a receber o som dos motores neste sábado (29), após mais de dez anos sem provas oficiais. O público marcou presença na programação do Grande Prêmio BRB de Stock Car, que incluiu treinos, classificação e a corrida sprint da BRB Stock Car Pro Series. O clima foi de reencontro entre antigos frequentadores e estreantes que pisaram no circuito pela primeira vez.
O empresário Rainer Ramalho, que acompanhou a época em que o autódromo tinha calendário ativo, fez questão de levar a família. Ele recordou que sua última visita havia sido em 2008 e celebrou a reabertura. “Demorou para abrir, estava precisando dessa reforma. Até que enfim vamos ter um lugar automotivo em Brasília de novo”, afirmou. Ao lado dele, o filho Bernardo, de 11 anos, viveu a experiência inédita de acompanhar uma etapa da Stock Car ao vivo e avaliou a nova pista com entusiasmo: “Dou nota 10 pro autódromo… 10 de 10”.
Para o analista técnico Augusto Fortunato, o sábado marcou sua estreia no autódromo. Ele destacou a importância do espaço reaberto ao público e gratuito. “Sempre acompanhei o esporte pela televisão. É a primeira vez in loco e está sendo muito prazeroso vir com a família”, disse.
O analista de sistemas Reinildo Paz, fã de automobilismo e principalmente de Fórmula 1, também decidiu acompanhar a etapa de reabertura. Ele contou que a experiência ao vivo reforça a emoção do esporte. “A vista, os carros, o barulho… ao vivo é outra coisa. Espero que tenha mais vezes aqui em Brasília”, afirmou.
Destaque na pista
O grande nome do sábado foi Nelson Piquet Jr., que assegurou a pole position do GP BRB no fim da classificação, superando Guilherme Salas e o líder Felipe Fraga. Correndo em casa, o piloto celebrou o momento: “Estar de volta aqui realmente é um sonho. Achei que talvez essa reinauguração nunca fosse acontecer”.
Nova fase do autódromo
A reabertura marca uma nova etapa do Autódromo Internacional de Brasília, que passa por reforma em fases financiada pelo GDF. A pista recebeu novo pavimento com tecnologia gap graded, de 20 centímetros, que oferece mais aderência, melhor drenagem e maior durabilidade. A obra incluiu ainda terraplanagem, drenagem e reforços de segurança, como áreas de escape, guard rails e zonas de brita ao redor do traçado.
As próximas etapas da reforma contemplam a finalização dos boxes, kartódromo, centro médico e um racing center com áreas de eventos, lojas e museu. Com a volta da Stock Car ao calendário, o público que compareceu neste sábado demonstrou expectativa por uma programação contínua de eventos automotivos e atividades culturais no espaço.
Programação de domingo (30)
• 10h50 – Warm Up da BRB Stock Car Pro Series
• 15h30 – Corrida principal do GP BRB
Como chegar ao autódromo
• Linha exclusiva de ônibus entre a Rodoviária do Plano Piloto e o Autódromo Internacional de Brasília, com embarque no Box 12 da Plataforma E
• Horários: sábado, das 7h30 às 20h; domingo, das 9h30 às 20h — com transporte gratuito no domingo pelo programa Vai de Graça, do GDF.
.jpeg)
Nenhum comentário