Page Nav

HIDE

BANNER MEIO DA PÁGINA

Felipe Fraga vence corrida 40 da BRB Stock Car em Brasília e avança rumo ao bicampeonato

Sprint marcada por múltiplas entradas do safety-car teve desclassificações e reviravoltas que colocaram o líder do campeonato no topo do pódio


Machado de Melo/BRB Stock Car
O Autódromo Internacional de Brasília voltou a viver um dia histórico neste sábado (29). Após mais de 11 anos sem receber uma prova da BRB Stock Car Pro Series, a pista recém-reinaugurada sediou a 40ª corrida da categoria, com a disputa da sprint válida pela 11ª e penúltima etapa da temporada 2025.

A prova foi marcada por diversas intervenções do safety-car, que alteraram profundamente as estratégias das equipes. Nesse cenário, Felipe Fraga (Eurofarma RC) saiu vitorioso e deu um passo importante na busca pelo bicampeonato. Ele dedicou a conquista ao filho Daniel, que completou um ano no dia da corrida.

Com duração de 30 minutos mais uma volta, a sprint teve grande parte do tempo sob bandeira amarela, prejudicando o planejamento dos pilotos em função da obrigatoriedade do pit-stop. Na pista, Ricardo Zonta, Julio Campos e Cacá Bueno chegaram nas três primeiras posições, mas foram desclassificados por não cumprirem o procedimento obrigatório.

As punições reconfiguraram o resultado final e colocaram Fraga no topo, saltando do décimo para o primeiro lugar. Com mais 55 pontos somados, o piloto abriu vantagem ainda maior na liderança do campeonato. Arthur Leist (Crown Racing) ficou em segundo, e Nelson Piquet Jr. (Scuderia Bandeiras Sports) completou o pódio. Piquet, dono da pole position, também conquistou mais cedo o troféu Pole Position Snapdragon.

Apesar da liderança folgada, esta foi apenas a segunda vitória de Fraga na temporada, repetindo o triunfo conquistado na abertura do campeonato, em Interlagos. Agora com 22 vitórias na carreira, ele ultrapassou Xandy Negrão e se tornou o oitavo maior vencedor da história da Stock Car.

Daniel Serra terminou em quarto, e Denis Navarro fechou o top-5. Na sequência vieram Arthur Gama, Zezinho Muggiati e Lucas Kohl, entre outras posições definidas após as punições regulamentares.

Repercussão dos pilotos
Fraga celebrou o resultado e reconheceu o peso da sorte diante das reviravoltas da prova. “Hoje foi sorte. Mesmo assim, fiz uma bela corrida. Estava em quarto na pista, e assim já seria maravilhoso”, afirmou. Emocionado, dedicou a vitória ao filho Daniel e agradeceu o apoio da família.

Arthur Leist destacou que o momento do pit-stop foi decisivo para seu quinto pódio no ano. Já Nelsinho Piquet comemorou o bom desempenho diante do público brasiliense e disse estar confiante para tentar ser o “Man of the Race” na prova principal deste domingo.

Reta final do campeonato
Com os 55 pontos somados, Fraga chegou a 842 e abriu 120 de vantagem sobre Gaetano Di Mauro, que abandonou a sprint. O top-5 do campeonato também conta com Arthur Leist (651 pontos), Gabriel Casagrande (642) e Nelson Piquet Jr. (618).

A etapa de Brasília segue neste domingo (30), com warm up às 10h50 e a corrida principal às 15h30. Após a prova, serão aplicados os descartes das cinco piores pontuações dos pilotos. Aqueles que permanecerem a até 137 pontos do líder garantem vaga na Super Final BRB, marcada para os dias 13 e 14 de dezembro, em Interlagos.

Resultado final — Corrida sprint (extraoficial)
1º Felipe Fraga
2º Arthur Leist
3º Nelson Piquet Jr.
4º Daniel Serra
5º Denis Navarro
6º Arthur Gama
7º Zezinho Muggiati
8º Lucas Kohl
9º Gabriel Casagrande
10º Felipe Baptista
11º Allam Khodair
12º Vicente Orige
13º Gianluca Petecof
14º Thiago Camilo

Programação deste domingo (30)
• 10h50 – Warm up
• 11h40 – Stock Light – Corrida 2
• 12h20 – Stock Light – Corrida 3
• 13h15 – Visitação aos boxes
• 15h30 – Corrida principal da BRB Stock Car Pro Series

Nenhum comentário

Campanha