Com investimento de R$ 8 milhões, projeto do DER-DF conecta 39 km de vias desde a Candangolândia até a Estrutural, fortalecendo o plano Vai de Bike
![]() |
| Divulgação/DER-DF |
O Governo do Distrito Federal (GDF) segue ampliando e integrando a malha cicloviária da capital por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), em continuidade ao plano Vai de Bike, da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob). O projeto prevê a execução de 39 km de ligação entre as ciclovias, desde a Candangolândia até a Estrutural, com investimento de cerca de R$ 8 milhões. Até o momento, 20 km já foram concluídos.
Atualmente, as frentes de trabalho se concentram na Estrutural, entre a pista principal e a marginal de Vicente Pires, no sentido Brasília. As equipes realizam terraplanagem em um trecho de 6 km, que vai do viaduto da BR-070, no final do Pistão Norte, até o viaduto da Cidade Estrutural, conectando-se à ciclovia da DF-087 (Estrada Parque Jóquei Clube) e, pela primeira vez, à Estrada Parque Taguatinga (EPTG).
De acordo com o engenheiro civil Jarbas Silva, diretor do 3º Distrito Rodoviário do DER-DF, a obra representa uma importante interligação na malha cicloviária do DF. “Não tínhamos essa conexão com o Pistão Norte. Agora, será possível sair do Pistão, descer pela marginal de Vicente Pires e acessar a DF-087 até a EPTG”, explicou.
O Pistão Norte já conta com o asfalto pronto e está em fase final de sinalização horizontal. Entre o Núcleo Bandeirante e o Pistão Sul, a sinalização já foi concluída. “Começamos conectando a ciclovia da Candangolândia com o Núcleo Bandeirante, depois com o Riacho Fundo até o Pistão Sul e, agora, seguimos com o Pistão Norte, Cidade Estrutural e EPTG. Também criamos uma derivação que liga o Núcleo Bandeirante ao Park Way e Arniqueira, chegando até Águas Claras”, detalhou Silva.
O projeto Vai de Bike tem como objetivo promover uma mobilidade mais sustentável e segura, integrando diferentes regiões do DF. Atualmente, o Distrito Federal possui a segunda maior malha cicloviária do país, com 727 km de ciclovias em operação.
.jpg)
Nenhum comentário