Somente na última semana, equipes atuaram em 10 pontos do Plano Piloto e de Ceilândia, oferecendo serviços de saúde, educação e assistência social
![]() |
| Divulgação/Agência Brasília |
O GDF realizou, entre os dias 18 e 23 deste mês, mais uma série de ações de acolhimento voltadas para pessoas em situação de rua em diferentes regiões do DF. As equipes do Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua estiveram em dez locais do Plano Piloto e de Ceilândia, onde foram atendidas 14 pessoas, desmontadas 11 estruturas improvisadas e removidos nove caminhões de entulho encaminhados à Unidade de Recebimento de Entulhos (URE).
O secretário-chefe da Casa Civil e coordenador do Plano de Ação Integrada, Gustavo Rocha, destacou o avanço das ações desde o ano passado. “Desde março do ano passado, quase 400 ações de acolhimento já foram realizadas em diversas regiões do DF. Em todas elas, mais do que oferecer serviços essenciais, reafirmamos o compromisso do GDF com a população em situação de vulnerabilidade extrema”, afirmou. “Seguimos trabalhando diariamente para transformar essa realidade por meio de políticas públicas eficazes.”
Atuação semanal
Na terça-feira (18), as equipes passaram pelo Setor Comercial Sul, SQN 716 e SQN 314, onde duas estruturas foram desmontadas, cinco pessoas receberam atendimento e um caminhão de materiais descartados foi removido.
Na quarta-feira (19), as ações se concentraram em Ceilândia, incluindo a QNN 11. Nessa etapa, foram desmontadas cinco estruturas, seis pessoas foram atendidas e seis caminhões de entulho foram retirados.
No sábado (22), dois pontos do Plano Piloto — em frente ao Colégio Sérios e na SGAG 904 Sul — receberam as equipes, que retiraram um caminhão de materiais inservíveis. Já no domingo (23), a atuação ocorreu na SGAN 610, também no Plano Piloto, onde duas estruturas improvisadas foram desmontadas, uma pessoa foi atendida e outro caminhão de entulho foi removido.
Políticas ampliadas de acolhimento
O Plano de Ação para a Política Distrital para a População em Situação de Rua foi oficializado em 27 de maio de 2024 e prevê ações semanais em diversas regiões, como Plano Piloto, Vila Planalto, Taguatinga, Ceilândia, Águas Claras e Arniqueira.
Em julho deste ano, o GDF lançou o programa Acolhe DF, voltado à busca ativa e ao tratamento de pessoas em situação de rua com dependência química. No mesmo mês, o governo inaugurou o primeiro hotel social do DF, com 200 vagas e acolhimento também para animais — mais de mil atendimentos apenas na primeira semana.
Desde 2022, o governo mantém ainda a Ação Contra o Frio, que oferece abrigo durante o inverno. Neste ano, a unidade da Asa Sul registrou 6,6 mil atendimentos e distribuiu agasalhos e cobertores arrecadados pela campanha Agasalho Solidário.

Nenhum comentário