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Pavimentação da DF-001 melhora mobilidade e fortalece produção rural em Brazlândia

Trecho de 8,2 km entregue em 2021 beneficia cerca de 40 mil produtores e 35 mil motoristas por dia, após investimento superior a R$ 14,5 milhões do GDF.


Tony Oliveira/Agência Brasília
Morador do Núcleo Rural Morada dos Pássaros há 35 anos, o agricultor Antônio Geraldo Freitas percorre diariamente a DF-001, em Brazlândia, e lembra bem como era o trajeto antes da pavimentação executada entre a DF-430 e a DF-220. “Era só poeira e buraco. Agora dá pra ir e voltar com mais tranquilidade”, relata.

A intervenção, conduzida pelo Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), recebeu mais de R$ 14,5 milhões em investimentos do GDF, incluindo terraplenagem, drenagem, pavimentação asfáltica e sinalização horizontal e vertical. A entrega foi realizada em 2021.

Segundo o biólogo e analista de gestão e fiscalização rodoviária do DER, Wellington de Oliveira, o cenário antes das obras era crítico. “Quando chovia, a pista ficava só lama e os caminhões atolavam. Os produtores tinham dificuldade para escoar a produção. Os ônibus escolares também enfrentavam problemas”, destaca. Ele lembra ainda que a região conta com uma escola próxima à DF-430, o que ampliava os transtornos para os moradores.

A obra também contemplou seis passagens de fauna para proteger animais do Parque Nacional de Brasília, localizado ao lado da rodovia. Wellington explica que os túneis — dois destinados a pequenos animais e uma estrutura maior para mamíferos de grande porte — garantem uma travessia segura e reduzem o risco de atropelamentos. Entre as espécies que utilizam as passagens estão saruês, tamanduás, serpentes e lagartos. Alambrados instalados à margem da pista direcionam os animais até os pontos adequados de travessia.

Com 8,2 quilômetros de extensão, o trecho pavimentado da DF-001, entregue em fevereiro de 2021, ampliou a mobilidade para cerca de 40 mil produtores rurais e para os mais de 35 mil motoristas que passam pela via diariamente. A melhoria do asfalto também ajudou a organizar o trânsito de rodovias próximas.

Veículos pesados que antes utilizavam a DF-085 (EPTG) e a DF-095 (Estrutural) passaram a circular pelo novo trecho da DF-001, assim como caminhões com destino a Goiás e Tocantins. Isso reduziu o desgaste de vias urbanas e contribuiu para preservar o pavimento dentro das cidades.

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