Page Nav

HIDE

BANNER MEIO DA PÁGINA

Provas do Enem terão esquema especial de segurança no DF

Operação integrada reúne forças de segurança e órgãos públicos para garantir tranquilidade e monitoramento nos dias de aplicação das provas


Divulgação/SSP-DF
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Distrito Federal contarão com um esquema especial de segurança coordenado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF). O Protocolo de Operações Integradas (POI) será ativado neste domingo (9) e no dia 16, segundo dia de aplicação do exame, abrangendo ações de prevenção, monitoramento e resposta rápida a eventuais ocorrências.

A operação envolve forças de segurança e órgãos públicos federais e distritais. Durante os dois dias de provas, representantes das instituições estarão reunidos no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), acompanhando em tempo real toda a movimentação nos locais de aplicação. O sistema integrado possibilita o compartilhamento imediato de informações e decisões rápidas.

As reuniões de planejamento começaram há dois meses, com participação de todas as instituições envolvidas. Nos dias de exame, representantes dos órgãos trabalharão no mesmo ambiente de monitoramento, o que permitirá respostas rápidas e padronizadas para garantir a segurança e o bom andamento do processo.

Participam da operação as secretarias de Educação (SEEDF), Mobilidade (Semob) e Cidades (Secid), além do DF Legal, Detran-DF, Caesb, Neoenergia, CEB, Instituto Brasília Ambiental, DER-DF, Polícia Federal, Cebraspe e Correios.

A Polícia Militar do DF (PMDF) atuará na escolta de malotes contendo as provas e reforçará o policiamento nas áreas próximas aos locais de aplicação, com tropas especializadas antes, durante e após o exame. O Detran-DF fará patrulhamentos e contará com operador exclusivo no Ciob para atender eventuais ocorrências de trânsito.

O Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) prestará atendimentos de urgência e emergência, em parceria com o Samu, com o apoio do Grupamento de Aviação Operacional. Todos os locais de prova terão presença de brigadistas e seguranças particulares, e as delegacias próximas estarão em regime de prontidão.

A DF Legal atuará na fiscalização do comércio ambulante nos arredores dos locais de prova. Vendedores sem autorização serão orientados a deixar a área, e, em caso de descumprimento, as mercadorias poderão ser apreendidas.

Nenhum comentário

Campanha