Cooperação amplia cruzamentos de dados, reforça a integridade das informações e combate fraudes no atendimento socioassistencial do DF
![]() |
| Divulgação/Sedes-DF |
As parcerias entre a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) e os órgãos de controle do DF têm aprimorado a fiscalização dos benefícios e qualificado o atendimento nas unidades socioassistenciais. O tema foi abordado pelo subsecretário de Governança, Inovação e Educação Permanente da Sedes-DF, Rodrigo Freitas, em entrevista ao videocast Papo Social, disponível no canal da secretaria no YouTube.
Segundo o subsecretário, a integração com a Controladoria-Geral do DF (CGDF) já permite uma rotina consolidada de cruzamento de dados. “Temos o cruzamento da base de servidores públicos, de CNPJ, CPF, de óbitos. São informações que ajudam a garantir que os benefícios cheguem a quem realmente precisa”, explicou. Ele destacou ainda que a parceria com a Polícia Civil tem como objetivo reforçar a integridade dos cadastros, sem caráter investigativo. “Contribui para aferir, por exemplo, se o nome social bate com o CPF.”
Entre os avanços, Rodrigo Freitas destacou o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado com o Tribunal de Contas do DF (TCDF). O órgão identificou possíveis irregularidades, em 2021, na concessão do Cartão Prato Cheio. O subsecretário relatou que, ao aprofundar a análise dos casos, foi possível perceber que apenas o dado frio não refletia realidades de vulnerabilidade. “Hoje, com o ACT, conseguimos, junto ao tribunal, aferir o benefício desde a sua origem e não apenas durante auditorias”, ressaltou.
A Sedes-DF também atuou com a Polícia Civil no combate à venda ilegal de vagas para atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Em parceria com a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), a equipe técnica da Sedes rastreou dados que levaram à identificação e prisão de uma quadrilha responsável pela prática. “Graças à parceria, conseguimos mitigar outras ações”, afirmou Freitas.
Inovação e modernização
Na entrevista, o subsecretário destacou o avanço representado pela Escola Virtual da Sedes, que fortalece a capacitação contínua dos servidores. A iniciativa conta com parceria da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) para certificação dos cursos. “Construímos como piloto o primeiro curso 100% com inteligência artificial, desde o conteúdo programático até o design instrucional e a edição”, contou.
Freitas também ressaltou a modernização tecnológica da Sedes-DF, que incluiu renovação de computadores, tablets, impressoras, telefonia e wi-fi em todas as unidades socioassistenciais, além de melhorias no Sistema de Desenvolvimento Social (Sids), que reúne dados dos beneficiários.
Outro ponto de destaque foi a realização da 2ª Semana de Inovação da Sedes-DF, que debateu temas como o uso da inteligência artificial em políticas públicas, liderança e boas práticas de gestão. A secretária Ana Paula Marra destacou o impacto do evento: “O grande objetivo da Semana de Inovação é levar conhecimento sobre novas tecnologias para que os servidores possam identificar, na rotina, o que pode ser aprimorado. Cada processo aprimorado gera melhoria em serviços e no atendimento à população.”
O Papo Social, que chega à sua 100ª edição, foi reformulado para o formato de videocast e aprofunda debates sobre temas relevantes para a política de assistência social do DF.
.jpeg)
Nenhum comentário