Reforma permitirá instalação de dois aceleradores lineares de fótons e ampliará a capacidade de atendimento oncológico
![]() |
| Divulgação/IgesDF |
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF) avança na qualificação do atendimento oncológico ao ampliar e modernizar a estrutura de radioterapia do Hospital de Base (HBDF). A iniciativa viabilizará a instalação de dois aceleradores lineares de fótons, equipamentos de alta tecnologia utilizados no tratamento radioterápico de pacientes com câncer, inéditos pelo SUS na capital.
Para viabilizar a obra, foi publicado nesta terça-feira (16) o Edital nº 31/2025, que prevê a contratação de empresa especializada em engenharia para a reforma da unidade de radioterapia do hospital. A intervenção inclui adequações estruturais, elétricas, de climatização e de radioproteção, além da modernização dos sistemas auxiliares e da ambiência hospitalar.
Os ajustes são necessários para garantir que o serviço atenda integralmente às exigências técnicas e de segurança para o funcionamento dos aceleradores lineares de fótons. Com a modernização, a unidade terá capacidade assistencial ampliada, reforçando o papel do Hospital de Base como referência em alta complexidade no DF.
Além do fortalecimento da infraestrutura física, a reforma assegurará ambientes adequados para a operação dos novos equipamentos, com sistemas que garantem a segurança de pacientes e profissionais durante os procedimentos, conforme as normas técnicas e sanitárias vigentes.
As empresas interessadas em participar do certame devem apresentar suas propostas até o dia 23 deste mês, seguindo os critérios e exigências estabelecidos no edital e em seus anexos, disponíveis no site oficial do IgesDF.

Nenhum comentário