Honraria estreia celebrando autoridades e empresários que impulsionam o comércio, os serviços e o desenvolvimento econômico do DF
![]() |
| Tony Oliveira/Agência Brasília |
O governador Ibaneis Rocha foi homenageado com a Medalha Mérito Sistema Fecomércio-DF durante a primeira edição da honraria, realizada na noite desta terça-feira (2) no auditório da Confederação Nacional do Comércio (CNC).
Na cerimônia, que reuniu autoridades e representantes do setor produtivo, o governador destacou a força econômica do DF e o papel das oportunidades no desenvolvimento da capital:
“Todos nós, de alguma forma, já passamos pelo Sistema S. Brasília oferece o mais importante na vida de um cidadão: oportunidade. A grande maioria dos homenageados acreditou na força do trabalho e do crescimento, e têm histórias de vida que engrandecem a cidade.”
Ibaneis também ressaltou os recentes investimentos do Sistema S na capital. Segundo ele, o compromisso firmado com o presidente da CNC, José Roberto Tadros, já se traduz em resultados:
“Hoje, o investimento do Sistema S aqui já passa de R$ 1,2 bilhão. É muita coisa, e várias melhorias estão acontecendo graças a isso.”
A medalha, criada pela Fecomércio-DF no ano em que a instituição completa 55 anos, busca reconhecer personalidades que contribuem para fortalecer o comércio, os serviços e o turismo da capital.
O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, destacou que o avanço do setor é fruto de trabalho contínuo e diálogo com o GDF:
“Brasília deixou de depender exclusivamente do serviço público. Em 2023, nosso PIB cresceu 3,3%, puxado por comércio e serviços, que já respondem por mais de 95% da riqueza gerada no DF.”
Ele lembrou ainda que, com 1,64 milhão de trabalhadores formais registrados em outubro, 67% dos empregos do DF estão nos setores representados pela Fecomércio e seus sindicatos.
Freire também citou mudanças estruturantes promovidas em parceria com o GDF e com a Câmara Legislativa, como a ampliação das atividades econômicas permitidas no Setor Comercial Sul, que recebeu cerca de 300 novos CNAEs, impulsionando a revitalização da área.
Além de Ibaneis Rocha, outros nomes foram reconhecidos com a medalha. Entre as autoridades, receberam a honraria o presidente da CLDF, Wellington Luiz; o presidente do Tribunal de Contas do DF, Manoel de Andrade Neto; e o presidente do TJDFT, Waldir Leôncio Júnior (representado).
Na categoria empresarial, foram agraciados:
Avaldir da Silva Oliveira (CTIS)
Édis Amaral Oliveira (Dia a Dia)
Janete Vaz (Laboratório Sabin)
Janine Soares de Brito (Grupo Pinheiro de Brito)
Miguel Soares Neto (Só Reparos)
O presidente da CNC, José Roberto Tadros, recebeu a medalha antecipadamente durante a inauguração da nova sede administrativa do Sesc-DF.

Nenhum comentário