Ação começa nesta sexta-feira e envolve oferta de serviços sociais, apoio financeiro e encaminhamentos habitacionais
![]() |
| Agência Brasília |
A partir das 9h desta sexta-feira (16), o GDF realiza uma ação de acolhimento e assistência social destinada a pessoas em situação de rua que estão instaladas em 16 pontos distintos do Núcleo Bandeirante. A iniciativa prevê a oferta de serviços públicos e o encaminhamento para políticas sociais, com atuação integrada de diversos órgãos.
Coordenada pela Casa Civil, a ação reúne as secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Segurança Pública, DF Legal e Justiça e Cidadania, além do Serviço de Limpeza Urbana, Novacap, Codhab, Detran-DF, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Conselho Tutelar.
Durante o atendimento, as pessoas em situação de rua receberão orientações e acesso a serviços nas áreas de saúde, educação e assistência social, além de informações sobre cuidados com animais domésticos e benefícios como deslocamento interestadual. Também será oferecido auxílio excepcional de R$ 600 para quem não possui condições de arcar com aluguel. Estarão disponíveis, ainda, vagas em abrigos, programas de qualificação profissional, como o RenovaDF, e cadastro para unidades habitacionais.
Após a conclusão dos atendimentos, a DF Legal ficará responsável pelo desmonte das estruturas e itens residenciais utilizados nos locais. Os pertences pessoais serão transportados para o endereço regular indicado pelo ocupante. Caso isso não seja possível, os objetos serão levados ao depósito da pasta, no SIA Trecho 4, lotes 1.380/1.420, onde poderão ser retirados em até 60 dias, sem custo.
Ao longo da semana, equipes das secretarias realizaram abordagens sociais e atendimentos prévios nos locais, com o objetivo de mapear o público atendido e identificar demandas específicas.
Os pontos de ação no Núcleo Bandeirante incluem o Ponto de Encontro Comunitário na entrada principal da cidade, áreas próximas à Delegacia de Polícia, ao Terminal Rodoviário, à Feira Permanente Ibaneis Rocha Barros Pai, ao Banco do Brasil, além de comércios, vias públicas, viadutos e outros espaços distribuídos pela região administrativa.

Nenhum comentário