Edição comemorativa abordou 250 motociclistas e resultou em remoções e dezenas de autuações na noite de quinta-feira
![]() |
| Divulgação/Detran-DF |
Na noite desta quinta-feira (15), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal realizou uma edição especial em comemoração ao 6º aniversário da Operação Sossego. A ação ocorreu em Águas Claras e abordou 250 motociclistas, com a identificação de diversas irregularidades.
Durante a fiscalização, foram flagradas 28 motocicletas com escapamento alterado, dois motociclistas alcoolizados, 12 condutores não habilitados, cinco com a Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de 30 dias, dois habilitados em categoria diferente da exigida e um com o direito de dirigir suspenso. Os agentes também autuaram dois motociclistas com problemas na viseira, oito motos com alteração no sistema de iluminação, cinco sem equipamento obrigatório e registraram outras 20 infrações diversas. Ao todo, 10 motocicletas e duas bicicletas com motor a combustão foram removidas ao depósito da autarquia.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Danilo Lino, há uma falsa percepção de que o barulho excessivo pode aumentar a segurança. Ele explica que o som se dissipa principalmente para trás da motocicleta e que muitos motoristas estão com os vidros fechados ou utilizando som interno, o que reduz qualquer efeito de alerta. O diretor destaca ainda que o uso de roupas refletivas é mais eficaz para aumentar a visibilidade do motociclista e evitar sinistros, além de alertar que o ruído em excesso prejudica a saúde do próprio condutor, de crianças de colo, idosos e pessoas do espectro autista, que costumam ter maior sensibilidade auditiva.
Lançada em janeiro de 2020, a Operação Sossego completa seis anos com foco no combate ao barulho excessivo, à poluição do ar e a outras irregularidades envolvendo motocicletas. Somente em 2025, a operação flagrou 6.075 motos com escapamento irregular nas vias urbanas do DF, um aumento de 736% em comparação com 2019, quando 726 motocicletas foram autuadas pela mesma infração.
O crescimento da frota ajuda a explicar o aumento das ocorrências. Em 2020, o DF registrava 69.236 motocicletas em circulação. Em 2025, esse número chegou a 290.703, um crescimento de 320%, o que significa que hoje circulam quatro vezes mais motos do que no início da operação.
De acordo com o coordenador de Policiamento e Fiscalização de Trânsito da região Oeste, Wesley Cavalcante, o aumento da frota vem acompanhado do crescimento das irregularidades e dos sinistros. Por isso, além do escapamento, as equipes observam as condições gerais do veículo e do condutor, buscando reduzir riscos para motociclistas e demais usuários das vias. Entre as infrações mais frequentes estão a falta de habilitação, uso inadequado do capacete, alterações no sistema de iluminação e ausência de espelhos retrovisores.
.jpeg)
Nenhum comentário