Page Nav

HIDE

Plano distrital atende 42 pessoas em situação de rua em ações realizadas no DF

Operações coordenadas pela Casa Civil passaram por 13 pontos do Plano Piloto e de Ceilândia ao longo da última semana


Agência Brasília
O Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua, coordenado pela Casa Civil do Distrito Federal, atendeu 42 pessoas na última semana em diferentes regiões do DF. Entre terça-feira (30) e domingo (4), as operações percorreram 13 pontos do Plano Piloto e de Ceilândia.

Na terça-feira (30), as equipes estiveram em quatro locais do Plano Piloto, onde encontraram e atenderam oito pessoas. Na ação, um caminhão de entulho foi removido, com materiais considerados inservíveis encaminhados à Unidade de Recebimento de Entulhos (URE), além da desconstituição de três estruturas precárias.

Na quarta-feira (31), a operação seguiu para Ceilândia, com visita a um ponto. Três pessoas foram acolhidas, um caminhão de entulho foi retirado e uma estrutura precária desmontada. Na quinta-feira (1º), não houve atuação das equipes.

Na sexta-feira (2), os trabalhos retornaram ao Plano Piloto, com visitas a três pontos da Asa Norte. Ao todo, 17 pessoas foram localizadas, dois caminhões de entulho removidos e uma estrutura precária desconstituída.

No sábado (3), quatro pontos foram visitados na área central e na Asa Sul. Seis pessoas foram encontradas, quatro estruturas desmontadas e dois caminhões de entulho retirados. Já no domingo (4), novamente na Asa Norte, um ponto foi atendido, com o acolhimento de oito pessoas, a desconstituição de sete estruturas precárias e a remoção de um caminhão de entulho.

O DF foi a primeira unidade da Federação a apresentar um plano de política pública após a suspensão das ações de abordagem à população em situação de rua pelo Supremo Tribunal Federal. As ações de acolhimento começaram a ser implementadas após uma fase de testes em maio de 2024, quando o Governo do Distrito Federal realizou visitas na Asa Sul e em Taguatinga, atendendo cerca de 50 pessoas com assistência social e oferta de serviços públicos.

O Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua foi oficializado em 27 de maio de 2024 e, desde então, passou a contar com ações semanais em diversas regiões do DF, incluindo Plano Piloto, Vila Planalto, Taguatinga Norte e Sul, Ceilândia, Águas Claras e Arniqueira.

Em julho de 2025, a vice-governadora Celina Leão, então em exercício, assinou decreto que instituiu o programa Acolhe DF, voltado à busca ativa e à oferta de tratamento para pessoas em situação de rua com dependência de drogas ilícitas, álcool e tabaco, ampliando as ações já desenvolvidas pelo GDF. No mesmo mês, foi inaugurado o primeiro hotel social da capital, com 200 vagas para pernoite e acolhimento de animais de estimação.

Desde 2022, o GDF também promove, durante os períodos de baixas temperaturas, a Ação contra o Frio, que oferece espaços públicos para pernoite da população em situação de rua. Apenas em 2025, a unidade instalada na Asa Sul registrou 6,6 mil atendimentos, além da distribuição de casacos e cobertores arrecadados por meio da campanha Agasalho Solidário, coordenada pela Chefia-Executiva de Políticas Sociais.

Nenhum comentário

Campanha