Rede amplia atendimento, mantém preço de R$ 1 e registra aumento de 18% no número de refeições
![]() |
| Geovana Albuquerque/Agência Brasília |
Os 18 restaurantes comunitários do DF serviram 16,8 milhões de refeições ao longo de 2025. O volume equivale a uma pessoa se alimentando a cada dois segundos nas unidades espalhadas pelo território, resultado que representa um crescimento de 18% em relação ao ano anterior.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, o aumento está relacionado a uma série de medidas adotadas ao longo do ano, como a manutenção do valor das refeições em R$ 1, a inauguração de quatro novos restaurantes, a implantação e ampliação da oferta de café da manhã e jantar, além do funcionamento das unidades aos fins de semana e feriados.
De acordo com a gestora, a rede foi expandida para Arniqueira, Sol Nascente/Pôr do Sol, Samambaia (Expansão) e Varjão, todas com cozinhas novas e estrutura preparada para o atendimento. Além da abertura dos novos refeitórios, também foram realizadas melhorias nas unidades de Sobradinho, Gama, Riacho Fundo II, Santa Maria, Planaltina e Samambaia.
Do total de refeições servidas em 2025, cerca de 1,8 milhão foram destinadas gratuitamente à população em situação de rua. O número representa um acréscimo de 600 mil refeições em comparação a 2024, quando foram ofertadas 1,2 milhão. Ao longo do ano, esse público recebeu, em média, 157.418 refeições por mês, o que corresponde a aproximadamente 5.247 atendimentos diários, incluindo café da manhã, almoço e jantar.
Desde 2020, a gratuidade da alimentação nas unidades é um direito garantido à população em situação de rua. Inicialmente restrito ao almoço, o benefício foi ampliado em 2024, com a autorização para a oferta de três refeições diárias — café da manhã, almoço e jantar — assegurando maior alcance do atendimento social nos restaurantes comunitários do DF.

Nenhum comentário