Page Nav

HIDE
");});

Publicidade(TOPO)

Publicidade

Ibaneis antecipa volta das férias e participa de cerimônia em agradecimento por reajuste à Segurança

Governador e servidores das forças de segurança do DF participaram de cerimônia no Palácio do Planalto, em agradecimento a medida federal


Hugo Barreto/Metrópoles
O governador Ibaneis Rocha (MDB) participou, na manhã desta sexta-feira (21/7), da cerimônia de anúncios e assinaturas de recursos e ações em segurança pública para diversos estados, além do Distrito Federal. O evento ocorreu no Palácio do Planalto.

O emedebista estava de férias e antecipou o retorno para comparecer à solenidade. Inicialmente, Ibaneis ficaria afastado do cargo até domingo (23/7) e só voltaria ao trabalho na segunda-feira (24/7).

“Encaminhamos toda a documentação da Secretaria de Planejamento [Orçamento e Administração do Distrito Federal] e demonstramos a capacidade do Fundo Constitucional de suportar o reajuste. Queríamos em uma parcela só [de 18%], mas houve um acordo entre a categoria e o governo federal, no sentido de conceder o reajuste em duas parcelas [de 9% cada]”, declarou Ibaneis à imprensa antes do início da cerimônia.

“Com isso, cumprimos nosso dever junto às forças de segurança do Distrito Federal. Fica nosso agradecimento ao presidente Lula e a toda a equipe de governo dele, pela compreensão da necessidade desse reajuste para recompor, mesmo que em partes, o salário dessas turmas que tanto cuidam de nossa população”, celebrou Ibaneis.

O governador destacou que a publicação da medida provisória ocorre em um “momento importante” e em “um ano difícil, por causa dos eventos de 8 de janeiro”, em referência à tentativa de golpe liderada por bolsonaristas na data.

Assinaturas

Nesta sexta-feira (21/7), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, assinaram um conjunto de atos para ampliação e fortalecimento da política da segurança no país.

Na cerimônia, Lula antecipou a liberação de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) para os estados e o DF. Em 2023, o recurso soma mais de R$ 1 bilhão.

“O FNSP é muito importante para conseguirmos recompor a parte dos equipamentos das forças de segurança. É um repasse que vem em boa hora, para que possamos fazer mais investimentos na segurança do DF, que já é muito boa. Vamos continuar na batalha para melhorar, cada vez mais, a remuneração de nossas forças, até que consigamos a tão sonhada equiparação com a Polícia Federal”, salientou Ibaneis, sobre os salários dos policiais civis.

Além do chefe do Palácio do Buriti, integrantes das forças de segurança da capital federal participaram da cerimônia para agradecer ao presidente da República pelo reajuste.

Medida provisória

Na terça-feira (18/7), o governo federal publicou a medida provisória (MP) que concede recomposição de, em média, 18% na remuneração das polícias Civil (PCDF) e Militar (PMDF), bem como aos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).

O aumento será pago em duas parcelas: a primeira foi incorporada neste mês; a segunda passa a valer a partir de 1º de janeiro de 2024.

A PMDF, além dos sindicatos dos Policiais Civis (Sinpol-DF) e dos Delegados de Polícia Civil do Distrito Federal (Sindepo-DF) convidaram os servidores públicos para estar no Palácio do Planalto, uniformizados, e participar da solenidade desta manhã.


Com informações do Metrópoles - Nathália Cardim

Nenhum comentário

Campanha