Page Nav

HIDE
");});

Publicidade(TOPO)

Publicidade

DF registra primeiro caso da nova variante Éris da Covid-19

Informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde na tarde desta quarta-feira (30). Vítima é uma bebê da faixa etária entre zero e 2 anos.


Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O Distrito Federal registrou o primeiro caso da variante EG.5, popularmente conhecida como Éris, da Covid-19. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde na tarde desta quarta-feira (30).

Segundo a pasta, a vítima é uma bebê da faixa etária entre zero e 2 anos, atendida no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib). A criança foi diagnostica no dia 11 de agosto com sintomas respiratórios. A paciente foi internada, tratada e recebeu alta no dia 14 de agosto.

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que analisou 30 amostras de exames de diferentes Regiões Administrativas do DF, e "somente o caso da bebê atendida no HMIB foi positivo para a nova subvariante".

O que é a variante EG.5?

Segundo informações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a EG.5 é uma subvariante da Ômicron, que foi identificada pela primeira vez em fevereiro de 2023. Desde então, tem-se observado um aumento constante no número de casos relacionados a essa variante.

Ainda de acordo com a OMS, até o momento, a subvariante EG.5 não demonstrou maior gravidade ou riscos significativos em comparação com outras variantes.

Apesar de poder escapar do sistema imunológico mais facilmente, como mostraram alguns testes, isso não implica em doenças mais severas, e o aumento de hospitalizações no Reino Unido não resultou em casos graves em UTIs.

Segundo a Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido (UKHSA, na sigla em inglês), a variante 5G.5.1 (relativamente próxima à Éris) agora representa cerca de um em cada sete casos de Covid detectados por testes hospitalares.

De acordo com o Ministério da Saúde, as recomendações sanitárias em relação às medidas de prevenção à Covid, porém, seguem as mesmas e não foram alteradas a partir da confirmação do caso.


Com informações do g1 DF

Nenhum comentário

Campanha