Alta nos registros acende alerta para os perigos de empinar pipas perto da fiação elétrica; CEB dá dicas de segurança para evitar choques e interrupções no fornecimento
![]() |
Paulo H. Carvalho/Agência Brasília |
Os acidentes causados por pipas em contato com a rede elétrica aumentaram 60% no Distrito Federal nos primeiros seis meses de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo a Neoenergia Brasília, entre janeiro e junho deste ano, foram registradas 219 ocorrências envolvendo pipas e fios de alta tensão, contra 137 em 2024.
Esse tipo de acidente representa não apenas riscos graves de choque elétrico e até morte, mas também prejuízos ao fornecimento de energia em diversas regiões. Somente em junho deste ano, houve 76 interrupções no serviço provocadas por linhas de pipas presas à fiação.
A maior incidência ocorre entre crianças e adolescentes, principalmente nas férias escolares, quando é comum empinar pipas em locais inadequados, como ruas e terrenos próximos à rede elétrica.
A Neoenergia Brasília reforça o alerta: “Ao empinar pipas perto da rede elétrica, há risco de choque, queimaduras e acidentes graves. Em caso de linha presa no fio, jamais tente retirá-la. O ideal é acionar a distribuidora pelos canais oficiais”, explica o gerente de Operações da empresa, Manoel Neto.
A companhia também destacou que linhas com cerol ou produtos metálicos são ainda mais perigosas, pois aumentam a condução elétrica e potencializam os riscos.
Para garantir a segurança, a orientação é buscar locais abertos, como parques e campos, longe da rede elétrica. Em caso de pipas presas nos cabos de energia, a recomendação é não tocar e entrar em contato imediatamente com a Neoenergia pelo telefone 116 ou pelo WhatsApp (61) 3465-9318.
Com informações de Agência Brasília
Nenhum comentário