Page Nav

HIDE

BANNER MEIO DA PÁGINA

Zoológico de Brasília celebra 68 anos com programação especial e primeira experiência de imersão em aviário

Novo espaço reúne 15 espécies brasileiras e reforça ações de educação ambiental durante o aniversário da instituição


Matheus H. Souza/Agência Brasília
O Zoológico de Brasília, inaugurado em 6 de dezembro de 1957, completa 68 anos neste sábado (6) e comemora a data com uma programação gratuita ao longo de todo o fim de semana. A principal novidade é o aviário de imersão — o primeiro do tipo no DF — que permite ao público observar de perto 15 espécies brasileiras, entre aves e jabutis, em um ambiente compartilhado voltado para educação ambiental, conservação e lazer. As visitas ocorrem de quarta a domingo, das 9h30 às 15h, em grupos de até dez pessoas.

Reconhecido nacionalmente por pesquisas, conservação da fauna e flora e ações educativas, o Zoológico também ocupa lugar especial na memória dos brasilienses. O diretor-presidente, Wallison Couto, destacou a importância da nova atração. “Todo mundo passou pelo Zoo em algum momento da vida. Entregar esse aviário é colocar o espaço no patamar que ele merece: organizado, moderno e preparado para receber bem o público. O Zoológico também é política pública”, afirmou.

A programação de aniversário inclui a abertura oficial do aviário nesta sexta (5), brinquedos infláveis no sábado (6), no Teatro de Arena, e nova visitação ao aviário no domingo (7). As ações se somam ao programa Lazer para Todos, que garante entrada gratuita ao Zoológico e ao Jardim Botânico aos domingos e feriados, além do Vai de Graça, que assegura transporte coletivo gratuito nessas datas.

Responsável por parte das atividades educativas, o tratador Davi Dantas explicou que o aviário permite abordar temas como conservação, reprodução de espécies ameaçadas e combate ao tráfico de animais. Ele compara a experiência ao famoso ambiente de imersão do filme Jurassic Park, ressaltando que o contato direto facilita o aprendizado. As crianças, segundo ele, são grandes multiplicadoras de conhecimento ambiental.

As famílias que visitaram o novo espaço elogiaram a experiência. Alice Rocha Staciarini, de 8 anos, saiu encantada: “Aprendi mais sobre ciências e os animais. É muito legal ver eles soltos e de pertinho”. O irmão, Matheus, de 12 anos, também aprovou: “Eu aprendi sobre as aves e a que eu mais gostei foi a arara vermelha”.

A mãe das crianças, a pedagoga Kelly Keithy Rocha Rezende, destacou o caráter educativo do espaço. “É interativo, educativo e permite uma vivência que na cidade grande é rara. Em tempos de tanta tela, esse contato com a natureza é muito importante”, observou.

O aposentado Aroldo Soares da Silva, que levou os netos Giovana, 8, e Ian, 2, reforçou a importância do novo atrativo para as famílias. “É uma experiência diferenciada. Eles gostaram demais; as araras e o pássaro alma-de-gato foram os favoritos. É mais uma opção para passear e aprender em família”, avaliou.

O fim de semana promete ser de festa, aprendizado e contato direto com a natureza, marcando mais um capítulo na história de 68 anos do Zoológico de Brasília.

Nenhum comentário

Campanha