Page Nav

HIDE

Banner TOPO

BANNER MEIO DA PÁGINA

GDF autoriza empresas para operar serviço de patinetes compartilhados no DF

Novo modelo regulamentado busca ampliar a mobilidade urbana com mais segurança e sustentabilidade na capital


Divulgação/Semob-DF
O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou o credenciamento de empresas para operar o serviço de patinetes elétricos compartilhados em áreas públicas do DF. A medida, coordenada pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), tem como objetivo estimular a micromobilidade urbana, oferecendo à população mais uma alternativa de transporte sustentável, prático e acessível.

A iniciativa está prevista no novo marco regulatório para veículos de mobilidade individual, que inclui patinetes, bicicletas e outros modais elétricos. As empresas credenciadas deverão seguir diretrizes específicas, como limites de velocidade, zonas de operação, regras de estacionamento e manutenção dos equipamentos, além de fornecer dados operacionais à Semob para monitoramento e fiscalização.

Segundo o subsecretário de Serviços da Mobilidade, Marcelo Gonçalves, o serviço será gradualmente implantado, priorizando áreas com maior demanda de circulação de pedestres, como regiões centrais e zonas turísticas. “Nosso foco é ampliar a mobilidade com segurança e responsabilidade, oferecendo uma alternativa complementar ao transporte coletivo”, afirmou.

O uso de patinetes será permitido para maiores de 18 anos e exigirá o cumprimento de regras de trânsito, como o uso em ciclovias, ciclofaixas ou vias com velocidade reduzida. A fiscalização será feita pelo Detran-DF e outros órgãos competentes.

Com o novo modelo, o DF se alinha a práticas adotadas em grandes centros urbanos do mundo, buscando incentivar formas mais limpas e inteligentes de locomoção urbana.

Com informações de Agência Brasília.

Nenhum comentário

Campanha