Page Nav

HIDE

Banner TOPO

GDF capacita agentes de saúde e vigilância para nova estratégia de combate à dengue

Capacitação visa fortalecer a atuação preventiva e o enfrentamento à doença em todas as regiões administrativas do Distrito Federal


Yuri Freitas/Agência Saúde-DF
O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou uma nova etapa no enfrentamento à dengue com a capacitação de cerca de 400 agentes comunitários de saúde e de vigilância ambiental. A formação aconteceu na segunda-feira (15), na sede da Secretaria de Saúde (SES), no Setor de Áreas Públicas (SAP), e é parte da implementação da estratégia “Eliminando a Dengue: Um Compromisso de Todos”.

A nova abordagem tem foco na intensificação das ações preventivas, educativas e de combate direto ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Durante o treinamento, os profissionais aprenderam como atuar de forma mais efetiva nas comunidades, orientando a população sobre medidas simples que podem evitar a proliferação do vetor.

Segundo o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero Martins, a capacitação é um passo essencial para preparar os agentes a atuarem de maneira articulada e estratégica em todas as regiões administrativas. A ideia é integrar os profissionais ao novo modelo de enfrentamento da doença, promovendo ações mais eficientes e contínuas.

Além da teoria, a formação também incluiu orientações práticas sobre os procedimentos a serem adotados nas visitas domiciliares, reforçando o papel da população na prevenção da dengue. A expectativa é que o novo modelo contribua para reduzir os índices da doença no DF e aumentar o engajamento comunitário.

O GDF destaca que a participação ativa dos moradores é fundamental para o sucesso da estratégia, e continuará investindo em capacitações e ações integradas ao longo do segundo semestre.

Com informações de Agência Brasília.

Nenhum comentário

Campanha