Page Nav

HIDE

Banner TOPO

Lista de espera para tratamento oncológico no DF cai 28% em quatro meses

Redução é resultado de ações integradas entre a Secretaria de Saúde e o IgesDF, que ampliaram atendimentos e agilizaram diagnósticos e cirurgias


Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF
A fila de espera por tratamento oncológico no Distrito Federal registrou uma queda significativa de 28% entre março e julho deste ano. De acordo com a Secretaria de Saúde (SES-DF), a redução é reflexo de estratégias adotadas em parceria com o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF), que vêm promovendo maior agilidade no diagnóstico, atendimento e realização de cirurgias oncológicas.

Em março, havia 1.728 pessoas na lista de espera. Quatro meses depois, o número caiu para 1.248 pacientes. A diminuição foi possível graças ao reforço nas equipes médicas, mutirões de cirurgia, ampliação de consultas e exames, além da priorização de casos com suspeita de câncer.

A maior parte dos pacientes beneficiados recebeu atendimento no Hospital de Base, referência na área, e no Hospital Regional de Taguatinga (HRT). O programa “O Câncer Não Espera. O GDF Também Não” também foi um dos pilares dessa redução, ao adotar uma abordagem ágil e coordenada para casos de alta suspeita de malignidade, acelerando o início do tratamento.

Segundo a SES-DF, a meta é zerar a fila de espera e garantir que todos os pacientes oncológicos iniciem o tratamento dentro do prazo preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que é de até 60 dias após o diagnóstico.

Além da redução da fila, o esforço conjunto das instituições também tem contribuído para um aumento na taxa de resolutividade dos casos, ampliando as chances de cura e a qualidade de vida dos pacientes.

Com informações de Agência Brasília

Nenhum comentário

Campanha