Iniciativa implantada no Hospital Regional de Santa Maria melhora fluxo de pacientes e otimiza atendimentos na maternidade
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Alberto Ruy/IgesDF |
O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) registrou uma redução de 41% no tempo de espera por atendimento obstétrico após a implementação do Projeto Lean nas Emergências, uma iniciativa do Ministério da Saúde com apoio do Hospital Sírio-Libanês. A estratégia busca aperfeiçoar a gestão hospitalar, tornando o fluxo de pacientes mais eficiente e humanizado.
O resultado foi alcançado entre outubro de 2023 e abril de 2024, período em que o hospital aplicou metodologias de organização, análise de processos e padronização de rotinas. Segundo a direção do HRSM, a melhoria reflete diretamente na qualidade do serviço prestado às gestantes, garantindo mais agilidade, segurança e conforto.
O coordenador do projeto no hospital, João Oliveira, explicou que a metodologia Lean permite identificar gargalos no atendimento e adotar soluções práticas. “Conseguimos reduzir o tempo de espera e melhorar o acolhimento, sem ampliar o número de leitos ou de profissionais”, destacou.
A maternidade do HRSM realiza, em média, 400 partos por mês e é referência em obstetrícia no Distrito Federal. Com o novo modelo de gestão, o hospital também conseguiu reduzir o tempo médio de permanência das pacientes internadas, abrindo espaço para novos atendimentos e evitando sobrecarga.
O Projeto Lean nas Emergências está sendo expandido para outras unidades da rede pública do DF, com o objetivo de promover um atendimento mais ágil e eficiente em diversas especialidades.
Com informações de Agência Brasília.
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