Ação da campanha Setembro em Flor reuniu comunidade, pacientes e profissionais de saúde, com atividades educativas, vacinação e serviços gratuitos
![]() |
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), em parceria com o Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (Grupo EVA), promoveu neste domingo (14) uma caminhada de conscientização sobre tumores ginecológicos. A atividade, realizada no Parque da Cidade, fez parte da campanha Setembro em Flor, que alerta para os cânceres que atingem colo do útero, endométrio, ovários, vagina e vulva.
Durante o evento, a comunidade teve acesso a serviços gratuitos, como aferição de pressão arterial e glicemia, além da aplicação de vacinas contra o HPV e de todo o calendário vacinal.
Para o coordenador de prevenção e controle do câncer da SES-DF, Gustavo Ribas, a ação reforça a importância do cuidado preventivo. “A vacinação contra o HPV é essencial para reduzir os casos de tumores ginecológicos e é um dos pilares dessa luta”, destacou.
Histórias de superação
A professora Silvânia Pimenta, 40 anos, compartilhou sua experiência ao descobrir câncer na bexiga e no útero após exames de rotina. Hoje, recuperada, ela afirma que a corrida se tornou parte fundamental da sua vida. “Eu digo que ela salva vidas. Corro desde então para ficar saudável. Não quero ter mais doença nenhuma”, contou.
Outra participante, Maria Francisca Pereira Ramos, 56, concluiu neste ano o tratamento contra câncer de reto e aproveitou a caminhada para se vacinar contra influenza e covid-19. “Terminei meu tratamento pelo SUS em maio e hoje estou aqui, firme, me vacinando e apoiando essa causa”, disse.
A oncologista do Grupo EVA, Daniela Assad, reforçou que a informação é a melhor forma de prevenção. “Conscientizar hoje é investir em um futuro com menos doenças. A vacina contra o HPV é uma aliada fundamental para que possamos sonhar com uma geração livre do câncer do colo do útero”, ressaltou.
Setembro em Flor
A campanha, realizada pela SES-DF, incentiva exames preventivos, reforça a vacinação contra o HPV — indicada para meninos e meninas de 9 a 19 anos — e promove atividades educativas em diferentes pontos do DF.
“Quando aplicada antes do início da vida sexual, a vacina oferece maior proteção contra o HPV. Essa é uma medida que salva vidas e previne diversos tipos de câncer”, completou Gustavo Ribas.
Com informações da Secretaria de Saúde
Nenhum comentário