Page Nav

HIDE

Banner TOPO

Hospital de Base completa 65 anos com foco em humanização e histórias de superação

Unidade referência em alta complexidade alia tratamento clínico a ações de acolhimento que transformam vidas


Divulgação/IgesDF
O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) celebra 65 anos no próximo dia 12 de setembro como referência em saúde de alta complexidade e também como exemplo de humanização no atendimento. Mais do que diagnósticos e procedimentos, a unidade oferece gestos que fortalecem pacientes e familiares em momentos delicados, como aniversários comemorados no leito, casamentos para pacientes em cuidados paliativos e até visitas de animais de estimação autorizadas para trazer conforto.

Segundo a gerente do Programa Humanizar do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF), Anucha Soares, o acolhimento é parte essencial do tratamento: “Humanizar é mais do que cuidar, é se conectar. É olhar nos olhos de quem precisa de atenção e reconhecer não apenas a dor, mas também a força. Quando o cuidado é humano, ele transforma a experiência e cura não só o corpo, mas também a alma”.

O HBDF também promove atividades culturais e esportivas. Pacientes em tratamento psiquiátrico participam de aulas de boxe como forma de terapia, enquanto outros realizam sonhos com apoio da equipe multiprofissional — como o caso de uma paciente que desejava aprender violão e recebeu o instrumento por meio de mobilização interna.

Histórias de superação marcam a trajetória da unidade. Uma mulher baleada sobreviveu graças à agilidade da equipe de trauma; um homem recuperou a fala após acompanhamento intensivo; e pacientes que venceram o câncer decidiram retribuir tornando-se servidores do hospital.

Para os colaboradores e voluntários, cada vida transformada é motivo de celebração. “Mais do que um hospital, o Base é um lugar de encontros, memórias e renascimentos. Aos 65 anos, a unidade não apenas contabiliza números e procedimentos, mas também celebra cada vida transformada”, afirma Edson Ferreira, superintendente do HBDF.

Com informações da Agência Brasília

Nenhum comentário

Campanha