Page Nav

HIDE

BANNER MEIO DA PÁGINA

Carreta da Saúde chega a Ceilândia com foco no atendimento à mulher

Unidade móvel oferecerá consultas ginecológicas, mamografias e exames complementares em frente ao Hospital Regional de Ceilândia


 Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF
A carreta itinerante da saúde chegou a Ceilândia nesta quinta-feira (23) e ampliará o atendimento especializado na região, com foco na saúde da mulher. A estrutura está instalada em frente ao pronto-socorro do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 14h.

A ação, resultado de uma parceria entre a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) e o Ministério da Saúde (MS), faz parte da campanha Outubro Rosa e oferece consultas ginecológicas e exames complementares, como mamografias e ultrassonografias, para mulheres encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Segundo o secretário de Saúde do DF, Juracy Lacerda, a iniciativa vai agilizar o diagnóstico de casos oncológicos e garantir mais eficiência no atendimento. “Quando uma mamografia detecta um caso suspeito, o paciente já entra na fila de atendimento com prioridade. Isso traz celeridade ao diagnóstico e melhora o cuidado à população”, destacou.

O consultório ginecológico da carreta é climatizado e preparado para atendimentos clínicos e diagnósticos, com sala de espera externa coberta e climatizada, capacidade para 60 pessoas, bebedouro com água potável, sala de pequenos procedimentos, central de material esterilizado e área de acolhimento e pré-exame.

Os atendimentos são destinados a pacientes em fila de regulação, selecionados conforme critérios de gravidade e tempo de espera. A previsão é de 60 atendimentos por dia, durante os 30 dias de permanência da unidade em Ceilândia, antes de seguir para outra região do DF.

A estrutura faz parte do programa Agora tem Especialistas, do Ministério da Saúde, que busca ampliar o acesso a consultas e exames especializados em todo o país. De acordo com o ministro Alexandre Padilha, novas carretas estão sendo credenciadas para atender outras especialidades, como tomografia, radiografia e cirurgias oftalmológicas.

O programa prevê a circulação de 150 carretas de atendimento especializado até 2026, beneficiando estados de todas as regiões do Brasil. No DF, a unidade representa mais um passo do GDF na ampliação do acesso à saúde e no fortalecimento da atenção especializada.

Nenhum comentário

Campanha