Secretaria de Saúde reforça estoques com fomepizol e etanol farmacêutico; medida é preventiva e o Distrito Federal não registra casos suspeitos nem confirmados
![]() |
Rafael Nascimento/Ministério da Saúde |
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) recebeu, nesta sexta-feira (10), 20 ampolas de fomepizol, medicamento indicado para o tratamento de intoxicação por metanol. O antídoto passa a integrar o protocolo da rede pública ao lado do etanol farmacêutico, que já estava disponível nos estoques da pasta.
Ambos os medicamentos são administrados por equipes médicas especializadas, seguindo protocolos clínicos específicos. Os estoques serão centralizados no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), mas o tratamento poderá ser realizado em qualquer unidade de saúde, conforme a necessidade do paciente.
Segundo a diretora de Assistência Farmacêutica da SES-DF, Sara Ramos, a chegada do insumo tem caráter preventivo. “No momento, o DF não tem casos suspeitos nem confirmados. Mas, se viermos a registrar alguma ocorrência, estaremos prontos”, afirmou. Ela acrescentou que, caso haja aumento na demanda, o Ministério da Saúde enviará novas remessas de fomepizol.
Atualmente, os dois casos suspeitos de intoxicação por metanol registrados na capital já foram descartados. Profissionais das redes pública e privada estão treinados para identificar sintomas e, em caso de suspeita, devem acionar o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox-DF) e o Centro de Informação Estratégica e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs-DF).
Paralelamente, a Divisão de Vigilância Sanitária, com apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), intensificou as ações de fiscalização em bares, distribuidoras e comércios. Mais de 270 estabelecimentos já foram vistoriados, com 61 autuações por irregularidades e 3,4 mil litros de bebidas clandestinas apreendidos.
Nenhum comentário