Page Nav

HIDE

Banner Meio da Página

Estudantes do Cemi Cruzeiro se destacam com projetos inovadores na Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica

Alunos do DF apresentam ideias sobre inteligência artificial, sustentabilidade, economia e alimentação durante o evento promovido pelo MEC na Arena BRB Mané Garrincha


Ascom/SEEDF
A Arena BRB Mané Garrincha recebe, até esta quinta-feira (9), a 5ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT), promovida pelo Ministério da Educação (MEC) sob o tema “Juventudes que inovam, Brasil que avança”. O evento reúne mais de 1.400 expositores de todo o país e conta com a participação de 54 estudantes do Centro de Ensino Médio Integrado (Cemi) do Cruzeiro, que apresentam nove projetos desenvolvidos ao longo do curso técnico.

Entre os trabalhos estão: Como a Inteligência Artificial está Revolucionando a Comunicação, as Mídias Sociais e o Mundo; Sistema de Gestão de Padarias; Sistema Educa+: Plataforma Digital de Cursos; Sistema Multi Plataforma de Gerenciamento de Pizzarias; Alimentação Alternativa no Cultivo de Pancs; Fogo Colorido; Uso de Óleos e Velas Aromáticas Curativas; Chafariz Ecológico; e Carcinicultura Ecológica.

Um dos destaques é o sistema de gerenciamento de estoque para pizzarias, criado por Gustavo Freitas, de 18 anos, aluno do terceiro ano. O projeto foi desenvolvido com foco em simplicidade e eficiência, permitindo o controle de contas de administradores e funcionários, o registro de ingredientes e produtos, além de gerar relatórios e alertas automáticos de estoque.
“O sistema foi pensado para ser simples e acessível tanto para quem desenvolve quanto para quem utiliza. A experiência de participar do evento tem sido muito positiva, porque estamos recebendo bastante feedback e aprendendo na prática a lidar com as pessoas”, contou Gustavo.

Outra participante, Kamille Victoria Aguiar, de 17 anos, apresentou um método caseiro de identificação de metais pesados na água. Natural do Pará, ela destacou a importância da oportunidade:
“Lá no meu estado não havia tantas chances como essa. Está sendo uma experiência muito boa ter contato com a feira e poder aprender cada vez mais. Nosso projeto ajuda pessoas a verificarem se a água que consomem está contaminada ou pura.”

A SNEPT tem como objetivo promover a troca de experiências entre estudantes, professores e técnicos, valorizando a educação profissional e tecnológica. “A iniciativa visa à integração, à divulgação, ao fortalecimento e à valorização dessa modalidade educacional junto à sociedade, contribuindo para ampliar seu reconhecimento e atratividade entre os jovens e trabalhadores”, destacou a diretora de Educação Profissional, Joelma Bomfim da Cruz Campos.

Nenhum comentário

Campanha